Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ANDRADE E SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS ANDRADE E SOUZA
DATA : 24/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Araxá - MG
TÍTULO:

ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE BARRAGEM DE REJEITO – ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Mineração; Barragem; Geotecnia; Estabilidade; análise numérica; equilíbrio-limite; Análise Probabilística; Análise Determinística.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A análise de estabilidade tem como objetivo aferir a possibilidade de ocorrência de movimentação do maciço em um talude artificial ou natural. A análise é realizada por meio da comparação entre as tensões cisalhantes mobilizadas e a resistência ao cisalhamento ao longo de uma superfície potencial de ruptura. Na abordagem determinística utiliza-se uma estimativa para cada parâmetro de entrada, porém constata-se que na natureza as propriedades dos materiais possuem certa tendência a serem mais variáveis. Frente a essa variabilidade, oscilações podem ocorrer nos valores adotados para os carregamentos e os parâmetros geotécnicos. Diante deste pressuposto, a incorporação de métodos estatísticos e probabilísticos se tornam possíveis ferramentas para lidar com os riscos presentes em obras geotécnicas, posto que incorporam a variabilidade dos parâmetros e carregamentos dos projetos, tendo como base as distribuições estatísticas, a qual considera-se a frequência de ocorrências de dados, o que possibilita, por fim, calcular o risco de falha ou a confiabilidade das estruturas. Pretende-se nesta pesquisa, avaliar a segurança de uma barragem de rejeitos localizada no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, que rompeu em 2019, comparando os valores de Probabilidade de Ruína com os de Fator de Segurança, considerando como premissa os parâmetros geotécnicos assumidos no estudo original, baseados nas investigações de campo e laboratório realizadas, para a seção crítica assumida. Concomitantemente ao exposto, espera-se fazer uma análise de sensibilidade paramétrica das variáveis que influenciam no valor do Fator de Segurança em uma análise determinística.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - THIAGO BOMJARDIM PORTO
Interno - MARIO GUIMARAES JUNIOR
Externo ao Programa - ARMANDO BELATO PEREIRA
Externo à Instituição - DANIEL SILVA JAQUES - UFOP
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 17:29
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10