Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
DATA : 16/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Campus Araxá
TÍTULO:

MODELO GEOMETALÚRGICO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA PARA PREVER O PERCENTUAL DE FÓSFORO(P) PROVENIENTE DE APATITAS A PARTIR DE DADOS QUÍMICOS OBTIDO POR FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X.

 

PALAVRAS-CHAVES:

Modelo geometalúrgico; regressão linear; flotação de minério fosfático; MLA

 

PÁGINAS: 49
RESUMO:

No processamento mineral tão importante quanto determinar o percentual de cada óxido (análise química) presente no minério é saber quais minerais que contém cada um dos óxidos bem como a proporção de cada mineral. Um estudo mineralógico detalhado que quantifica cada mineral presente na amostra bem como a granulometria e liberação de cada mineral, torna-se determinante para rota de processo mineral, influenciando nos reagentes utilizados e por fim na recuperação metalúrgica da planta. Apesar da importância da quantificação dos minerais presente no minério, este é um trabalho complexo que envolve diversos profissionais e que demanda muito tempo de trabalho. Isto aumenta custos relacionados e assim limita a quantidade de amostras que podem ser analisadas por esse método. Sendo assim, é usual nas indústrias de mineração a utilização em larga escala somente de informações de análise química, visto que há diversos métodos de análise química com baixo custo e que não demandam muito recurso, o que possibilita a análise de muitas amostras com respostas rápidas, algo que é crucial na industrial mineral.

Dado a limitação da quantidade de amostras por análise mineralógica, a necessidade de um grande volume de amostras para determinação de reserva e operação de planta e que existe uma correlação entre óxidos e minerais, é possível criar um modelo que a partir de análise química com o percentual de óxidos distintos possa prever a composição mineralógica de uma determinada amostra.

Portanto, esse trabalho visa por meio de análise química feita por fluorescência de raios-X, planejamento de experimentos e análises mineralógicas por MLA criar um modelo (regressão linear) que preveja o percentual de P2O5 que é proveniente de minerais de apatita, o que ajudará entender melhor os resultados de recuperação metalúrgica em testes de flotação.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - NATAL JUNIO PIRES
Interno - MARIO GUIMARAES JUNIOR
Interna - MICHELLY DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo ao Programa - LEANDRO HENRIQUE SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/12/2022 22:14
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8