Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON PAULO DA SILVA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON PAULO DA SILVA ROCHA
DATA : 07/12/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE PERFURAÇÃO E DESMONTE DE ROCHAS POR MEIO DO MAPEAMENTO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO


PALAVRAS-CHAVES:

Otimização; Mapeamento Geológico-Geotécnico; Classificação Geomecânica; Perfuração e Desmonte de Rochas; Lavra a Céu Aberto.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Os processos de otimização em atividades de mineração em mina a céu aberto são pesquisados de grande relevância devido a necessidade da redução dos elevados custos associados aos processos na explotação de bens minerais de suas jazidas. As etapas unitárias na fase da lavra em mina a céu aberto são divididas em cinco importantes atividades, sendo, perfuração de rochas, desmonte de rochas, transporte, carregamento e as condições de infraestrutura de mina. Devido à complexidade das formações geológicas, em alguns cenários, as jazidas são encontradas com elevado grau de dureza do maciço rochoso, abstendo-se da explotação por equipamentos de forma mecânica e, havendo-se a necessidade de um planejamento racional, estratégico e eficiente, para que seja realizada por meio das atividades de perfuração e desmonte de rochas, com a utilização de explosivos. De suma importância, para que haja um processo com menor custo associado e recuperação adequada na fragmentação do maciço rochoso para as etapas subsequentes do beneficiamento, na britagem primária, é o conhecimento e aplicação de ferramentas de cunho geológico-geotécnico, como procedimento de validação de inputs de dados prévios as etapas unitárias de lavra. Este trabalho tem sua aplicação na Mina de Abóboras, localizada no município de Nova Lima, Minas Gerais, cujo produto é o minério de ferro e, busca preconizar a otimização das operações por meio do mapeamento geológico-geotécnico, específica para as etapas de perfuração e desmonte de rochas. Espera-se elaborar o mapa geológico-geotécnico e da classificação geomecânica do maciço rochoso da frente de lavra operacional. Elaborar o mapa temático “Rock Blasting Zones” com a finalidade de evidenciar pontos críticos do processo. Ainda, correlacionar a modelagem computacional do desmonte de rochas com a aplicação e execução ‘in loco’ na frente de lavra operacional, com a finalidade de identificar as variáveis de maiores impactos, a fim de validar a metodologia para a otimização, em detrimento dos inputs de dados geológicos-geotécnicos. Com este estudo, espera-se obter uma metodologia de otimização ágil na validação prévia das operações de perfuração e desmonte de rochas, com sustentabilidade aplicada aos processos operacionais e, excelência na gestão de aspectos e impactos ambientais, preconizada pelas boas práticas da engenharia de minas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - HILDOR JOSE SEER
Externo à Instituição - LEANDRO GERALDO CANAAN SILVEIRA
Externa à Instituição - ANGELICA DOS SANTOS SILVA
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 18:54
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9