Dúvidas Frequentes

Quanto custa o curso de Mestrado ou Doutorado em Engenharia Civil do CEFET-MG?

O Mestrado e o Doutorado em Engenharia Civil no CEFET-MG são gratuitos. O candidato só precisa pagar a taxa de inscrição (R$ 30,00) do processo seletivo e ser aprovado neste processo para tornar-se aluno.

 

Como fazer a inscrição nos processos seletivos?

Cada processo seletivo é regido por um edital, o qual é publicado neste site, na aba “Processos Seletivos” e nas "Notícias". Ao ler o edital, o candidato obtém todas as informações necessárias para sua participação no processo seletivo. Caso não haja editais em aberto, e o interessado deseje consultar os editais de processos anteriores, ele pode encontrá-los neste site em "Mais Notícias"

 

Quantas vezes, ao ano, ocorre o processo seletivo?

Os processos seletivos de doutorado e Mestrado geralmente ocorrem 2 vezes ao ano, para a entrada de alunos regulares. Para alunos especiais (disciplinas isoladas) ocorre sempre semestralmente.

 

Quantas vagas são ofertadas na Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do CEFET-MG?

Para alunos regulares, são ofertadas geralmente 10 vagas de Mestrado e 5 de Doutorado, mas esse número pode ser alterado a critério do Colegiado. Para alunos especiais, o número de vagas é definido a cada oferta.

 

Nunca fui aluno do CEFET-MG e não conheço nenhum dos professores do Mestrado. Tenho chances de ingressar como aluno regular?

A avaliação dos candidatos durante o processo seletivo independe de vínculo anterior com a instituição e/ou com os professores que compõem o corpo docente da pós-graduação. Ex-alunos do CEFET-MG não têm nenhum tipo de favorecimento com relação aos alunos de outras instituições. 

 

As aulas do mestrado e doutorado ocorrem em que horário?

As aulas ocorrem a tarde e a noite.

 

Onde ocorrem as aulas?

As aulas ocorrem no Prédio 18 do Campus II do CEFET/MG (Nova Gameleira), localizado na Avenida Amazonas, nº 7675, em Belo Horizonte-MG.

 

Os alunos do PPGEC recebem bolsa?

A aprovação no processo seletivo não garante ao aluno a bolsa de imediato, mas a maioria dos alunos do PPGEC são contemplados com bolsa no início do curso. Lembrando que a bolsa exige dedicação exclusiva ao curso.

 

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8