Como funciona o aproveitamento de créditos?

Como faço para solicitar o aproveitamento de créditos no POSLING?


Neste site, baixe o formulário em DOCUMENTOS > FORMULÁRIOS > APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS.


Será feito o download de uma pasta zipada que contém os seguintes documentos:

Duas resoluções oficiais do POSLING sobre aproveitamento de créditos (leitura obrigatória), que explicam os critérios e a documentação que deverá ser providenciada;
O formulário a ser preenchido, que deverá ser assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a).

 

Depois, envie toda a documentação para posling@cefetmg.br.


Ela será encaminhada ao colegiado do POSLING, que fará a análise em reunião e emitirá o parecer posteriormente.


Caso a solicitação seja aprovada, o aproveitamento será lançado no seu histórico escolar e o discente será informado por e-mail.

Caso seja reprovada, o discente receberá por e-mail o parecer informando a respeito da reprovação.

 

O que o aluno deve enviar ao pedir o aproveitamento de créditos?

 

- Mestrado: o formulário e a documentação comprobatória

- Doutorado: o formulário, a documentação comprobatória, histórico atual do doutorado obtido no SIGAA, histórico escolar do mestrado, dissertação de mestrado em PDF, pré-projeto submetido no momento da inscrição para o doutorado em PDF, currículo lattes atualizado em PDF.

 

Para quais atividades posso solicitar aproveitamento de créditos, de acordo com as resoluções, e quais são as documentações compobatórias?


- Disciplinas cursadas de forma isolada (no POSLING): histórico escolar da disciplina isolada comprovando aprovação

- Disciplinas cursadas de forma isolada (em outros programas): declaração ou histórico escolar comprovando aprovação e a ementa das disciplinas isoladas
- Disciplinas cursadas durante o mestrado (no POSLING): histórico escolar do mestrado comprovando aprovação

- Disciplinas cursadas durante o mestrado (em outros programas): histórico escolar do mestrado comprovando aprovação e a ementa das disciplinas cursadas
- Minicursos com mais de 15h ministrados por Programas de Pós-graduação: certificado de aprovação no minicurso
- Publicação de produção científica: enviar a publicação em pdf ou link
- Coorientação de pesquisa de Iniciação Científica: declaração que comprove a coorientação
- Estágio de Docência: declaração que comprove a realização do estágio docente

 

Importante ressaltar que os formulários somente serão recolhidos com os comprovantes de conclusão das atividades/disciplinas para as quais o aproveitamento de créditos está sendo solicitado.

 

Quantos créditos posso aproveitar no mestrado?

 

O aluno de mestrado pode aproveitar até 8 créditos.

 

Quantos créditos posso aproveitar no doutorado?

 

O aluno de doutorado pode aproveitar até 24 créditos de disciplinas cursadas no mestrado e até 8 créditos em outras atividades.

Ou seja, no total, o aluno de doutorado pode aproveitar até 32 créditos.

 

Fiz estágio docente ou fui coorientador de um aluno da graduação do CEFET-MG. O aproveitamento de créditos é automático?

 

Não. Você deve solicitar o aproveitamento de créditos conforme descrito acima para conseguir registrar o estágio ou a coorientação no seu histórico escolar.


Fui aluno especial do POSLING e agora sou aluno regular. O aproveitamento de créditos das disciplinas isoladas que cursei é automático?


Não. Ex-alunos especiais devem solicitar o aproveitamento de créditos conforme descrito acima para conseguir registrar os créditos no histórico atual de aluno regular.

 

Fui aluno regular do mestrado do POSLING e agora sou aluno regular do doutorado. O aproveitamento de créditos das disciplinas que cursei é automático?

 

Não. Ex-alunos do mestrado devem solicitar o aproveitamento de créditos conforme descrito acima para conseguir registrar os créditos no histórico atual de aluno do doutorado.

 

É possível aproveitar disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação?


Sim, existe a possibilidade de aproveitamento de créditos cursados em outros programas de pós-graduação Stricto Sensu. Cada caso é avaliado pelo Colegiado do Curso quanto ao alinhamento entre a disciplina, a linha de pesquisa do programa e o projeto desenvolvido pelo aluno ao longo do curso. Por isso, é solicitado que o aluno envie a ementa das disciplinas que foram cursadas em outros programas de pós-graduação.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9