Multimodalidade e Letramento Literário: Novas abordagens para o ensino de literatura
Letramento Literário; Multimodalidade; Formação de Leitor; Sequência Didática; Metodologias Ativas.
Nesta pesquisa, propomos analisar as práticas de leitura de textos literários, a multimodalidade textual e suas implicações na formação de leitores críticos. O estudo desenvolverá inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre letramento literário, multimodalidade e as possibilidades de utilizar os gêneros textuais digitais como estratégia metodológica para incentivo à leitura literária, considerando as propostas pedagógicas de Freire (2015), Cosson (2009), Ribeiro (2021) e Silva (2001). Posteriormente, realizaremos um estudo de caso envolvendo os estudantes do Ensino Médio Integrado do IFNMG/Campus Arinos. Usaremos como instrumentos de coleta de dados observações feitas em oficinas literárias e um questionário respondido pelos estudantes envolvidos no projeto que, esperamos, poderá contribuir para o aprimoramento de práticas docentes voltadas para o letramento literário, não só na instituição envolvida na pesquisa, como em todas as escolas que ofertam o Ensino Médio.