DINÂMICA INTERACIONAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS: o protagonismo do estudante
DIPAC. Metodologias ativas. Protagonismo do aluno.
Este trabalho assenta-se na inclusão da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC) à luz dos pressupostos das metodologias ativas, no processo de ensino e aprendizagem e a promoção do protagonismo na aprendizagem dos alunos. O nosso objetivo de pesquisa visa a estudar as estratégias de ensino utlizada por um grupo de professores atuantes nas escolas estaduais da SRE Metropolitana A, que oferecem o EFTI, sendo os professores destas escolas fonte direta dos dados da pesquisa.Temos como objetivos: identificar as iniciativas e os tipos de metodologias ativas utilizadas pelos professores que atuam nessas escolas, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas que possam melhorar o desempenho cognitivo e o processo de construção do conhecimento dos alunos.A proposta deste trabalho também visa a analisar a evolução dos fatores de motivação e autonomia dos alunos e de suas interações durante as suas práticas colaborativas e os resultados obtidos a partir da inclusão dessas metodologias. A natureza desta pesquisa é qualitativa-descritiva e seu formato é um estudo de caso alicerçada em base sociointeracionista, que encontra respaldo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos de Linguagens do CEFET-MG-Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, Linha III, nossa geração de dados será efetuada, a princípio, em 4 etapas no decorrer dos anos de 2022 e 2023. Cada etapa será constituída por questionários semiestruturados realizados no Google forms, pela possibilidade de acesso em qualquer local e aparelho midiático. Por se tratar de pesquisa realizada com seres humanos, será solicitado o consentimento livre e esclarecido, além da autorização voluntária para inclusão dos nomes no sorteio que definará um participante da pesquisa por escola.