Conceitos de Educação Profissional e Tecnológica nas dissertações do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG
Educação Profissional e Tecnológica. Conceito. Dissertação de Mestrado.
Esta pesquisa teve como propósito compreender como os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica são apresentados nas dissertações defendidas no Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Como estratégia para atingir o objetivo geral da pesquisa buscou-se expor em quais contextos os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica são apresentados nas dissertações, além de identificar os autores e referenciais teóricos utilizados e distinguir as abordagens conferidas aos conceitos de Educação Profissional e de Educação Tecnológica nas dissertações analisadas. A fundamentação teórico-metodológica consistiu no conceito de conceito composto pela tríade referente + significado + significante, tendo como categorias de análise os significados que o termo Educação Profissional e Tecnológica pode assumir de acordo com o contexto empregado. Em uma abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo se desenvolveu a partir da análise das dissertações defendidas no Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG após o PPGET assumir a Educação Profissional e Tecnológica como área de concentração. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin como método para operacionalizar a exploração do objeto da pesquisa, bem como o tratamento dos dados coletados. Como resultado obteve-se significantes destacados das dissertações que possibilitaram a compreensão da EPT como modalidade educacional, formação tecnicista, formação integral dos sujeitos ou formação para o trabalho, revelando os objetivos, características e relações que Educação Profissional e Tecnológica pode apresentar.