Banca de DEFESA: RAFAEL VICENTE ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL VICENTE ROSA
DATA : 16/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A NEUROCIÊNCIA INCLUSIVA EM FAVOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM:

UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologia Assistivas. Transtornos de Aprendizagem. Neurociência.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Esta pesquisa teve como origem a seguinte questão: a partir da promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, qual tem sido o interesse dos pesquisadores brasileiros sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como suporte nos processos de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de aprendizagem? A partir dessa inquietude e para buscar compreensão sobre o tema foi realizada uma revisão bibliográfica sobre neurociência, TDIC, Tecnologia Assistiva (TA) e transtornos de aprendizagem. Em seguida, para responder à questão de pesquisa e aos objetivos propostos, realizou-se pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, tipo descritiva e com procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. A metodologia da dissertação foi dividida em sete etapas que consistiam na pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com a combinação dos descritores neurociência, TDIC, TA, transtornos de aprendizagem e alunos com transtornos de aprendizagem. Em seguida, as teses e dissertações encontradas foram categorizadas para possibilitar a identificação dos transtornos de aprendizagem, TA utilizadas como suporte aos alunos que possuam os transtornos de aprendizagem e as TA mais eficazes no processo de ensino e aprendizagem sob o ponto de vista dos autores. Durante a análise dos dados percebeu-se que as pesquisas com a combinação dos descritores ainda são discretas em relação ao número de instituições de ensino e pesquisa existentes Brasil. O transtorno de aprendizagem de maior interesse dos pesquisadores foi o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em relação direta a esse fato a categoria de TA mais utilizada foi a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para os alunos com o transtorno. Apesar de não ser um transtorno de aprendizagem, a deficiência visual apresentou incidência relevante nas pesquisas de interesse. Esse fato ocorreu pelas características dos recursos de TA que auxiliam os alunos com deficiência visual, pois podem fornecer suporte para outras deficiências, inclusive os transtornos de aprendizagem. A formação e/ou capacitação dos professores foi considerada importante pelos pesquisadores para um ambiente educacional inclusivo, seja na escola comum ou especializada, entretanto o tema neurociência foi pouco explorado. Em resposta à questão de pesquisa verificou-se que houve aumento nas publicações de teses e dissertações após a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, no entanto discreta e influenciada de forma negativa no ano de 2020 devido à pandemia da COVID -19. Portanto, para que possa realmente existir um ambiente inclusivo para os alunos com transtorno de aprendizagem e/ou deficiência nas escolas comuns e especializadas são necessárias mais pesquisas sobre a relação dos temas neurociência, TDIC, TA e transtornos de aprendizagem. Somente assim poderão ser criados métodos pedagógicos adequados aos déficits dos alunos e possibilitar devido suporte das TA através de seus serviços e recursos.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIA GORETT RIBEIRO GROSSI
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externo ao Programa - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 16/06/2021 15:52
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