Banca de DEFESA: FERNANDA GODINHO DE SOUZA AGUIAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA GODINHO DE SOUZA AGUIAR
DATA : 20/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:r_S9vzLzg80ZiLpRGkOUIiWbOiD3HKiCWgmU9bfI8Dc1@thread.tac
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ABORDADA EM ESCRITOS DE FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional - Fernando de Azevedo - Intelectuais


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Esta dissertação tem como foco as abordagens sobre o trabalho, a relação entre escola e trabalho e a educação profissional e técnica em escritos de Fernando de Azevedo publicados em língua portuguesa. A pesquisa apresenta a trajetória profissional de Fernando de Azevedo, evidenciando suas principais atuações na educação brasileira. As obras escritas por Fernando de Azevedo foram separadas e categorizadas, devido a variedade de seu repertório temático. As fontes primárias de pesquisa foram constituídas por duas de suas obras, A educação pública em São Paulo: problemas e discussões (1937) e A cultura brasileira (1943). Algumas questões foram propostas no sentido de nortear a pesquisa: quais as elaborações sobre educação e trabalho? quais as abordagens sobre a educação profissional e seu lugar no sistema nacional de educação? Nesse sentido buscou-se analisar as elaborações sobre escola e trabalho, educação para o trabalho  e educação profissional e técnica nos escritos de Fernando de Azevedo no período de 1926 a 1943. Em relação ao método, o material foi analisado sob a perspectiva documental e bibliográfica. Em relação ao tratamento das fontes as referência foram a história dos intelectuais, a análise do discurso. Sobre a história dos intelectuais, a referência foi Jean - François Sirinelli. As referências da análise do discurso foram provenientes de Eni Puccinelli Orlandi. A pesquisa também referenciou-se na noção de intelectual mediador, posta por Ângela de Castro Gomes e Patrícia Santos Hansen. Fernando de Azevedo, na perspectiva de Sirinelli (2003), foi um intelectual da educação engajado com o processo de formação de um sistema nacional de ensino. A trajetória de Fernando de Azevedo demonstra a intensa participação como homem público, em cargos, em movimentos, associações, escrevendo para jornais. Os resultados obtidos demonstram que a educação profissional ocupou espaço significativo no repertório de elaborações educacionais de Fernando de Azevedo nos dois livros consultados nesta pesquisa. Fernando de Azevedo situava a educação profissional em um horizonte de expectativas que combinava a indústria e o urbano como locus da vida moderna.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE GERALDO PEDROSA
Interno - IRLEN ANTONIO GONCALVES
Externa à Instituição - OLIVIA DE MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/11/2021 19:20
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