Banca de DEFESA: REGIANE CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGIANE CRISTINA DA SILVA
DATA : 21/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

PERCURSO EDUCACIONAL DE ENGENHEIROS AUTODECLARADOS NEGROS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET-MG – ANO 2017

 


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharias; Ensino superior; Estudantes negros; Percurso educacional.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Esta dissertação tem como objeto de estudo discentes de cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Realizou-se uma investigação que buscou evidenciar a proporção racial dos estudantes, assim como compreender o percurso educacional de estudantes negros nos cursos de Engenharia do CEFET-MG, admitidos nos anos de 2012-2013, diplomados no ano 2017. Analisou-se as estratégias utilizadas para a formação acadêmica dos estudantes negros. Mediante um estudo exploratório, com métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa contou também com fonte documental e revisão bibliográfica, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise intercorreu por sucessivas categorizações das informações coletadas de forma a validar os procedimentos, instrumentos e resultados. Com um número de matriculados nos cursos de graduação sendo superior a 4.600 alunos, 75% destes encontravam-se distribuídos nas graduações em Engenharia de Automação Industrial, Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecatrônica. O CEFET-MG apresentou percentuais inferiores a 38% entre estudantes autodeclarados/as negros/as matriculados/as nestes cursos. A disparidade étnico-racial é evidenciada pela concentração média de engenheiros/cor-raça, sendo brancos/as (77%), pardos/as (19,9%) e pretos/as (3,1%). Com base na análise dos dados conclui-se que os discentes negros que objetivaram a formação em engenharia, no ano de 2017, no CEFET-MG, equivalem a um número reduzido entre os estudantes da instituição. Mesmo com a implementação da Lei de Cotas, persistem as desigualdades no que se refere à profissão Engenheiro. Mais do que isso, os dados apresentados sugerem que, apesar da formação acadêmica e da atuação no mercado de trabalho, haveria uma tendência de reprodução da desigualdade de renda entre os egressos negros. A não alteração desse perfil, no que tange o alunado das Engenharias, contribui, possivelmente, para a perpetuação de uma inequidade histórica. O não reconhecimento desta inequidade, amplamente enraizada na sociedade brasileira, visaria deslegitimar a luta da população negra por igualdade educacional, política, cultural, social, econômica e no mundo do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SILVANI DOS SANTOS VALENTIM
Interno - JOSE GERALDO PEDROSA
Externa à Instituição - POLLYANNA ALVES NICODEMOS - PUCMinas
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 22:33
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