Banca de DEFESA: TAMIRES SOUSA BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMIRES SOUSA BATISTA
DATA : 20/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: CEFETMG - Campus (II) Nova Gameleora
TÍTULO:

INFOGRÁFICOS UTILIZADOS PARA EXPLICAR AS TEORIAS DOS MODELOS ATÔMICOS EM LIVROS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS APROVADOS PARA OS PNLD 2018 E 2021, EM PARTICULAR OS ADOTADOS PELO CEFET-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Infografia. Multimodalidade. Livro didático. Ensino


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Este trabalho teve por objetivo entender como a infografia tem sido utilizada para explicar as teorias dos Modelos Atômicos em livros didáticos de química e ciências da natureza e suas tecnologias do primeiro ano do ensino médio aprovados para os PNLD 2018 e 2021, em particular os adotados pelo CEFET-MG. Esta pesquisa se relaciona à Linha IV - Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais do mestrado em educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, por se tratar de uma investigação sobre uma estratégia de ensino voltada para materiais multimodais em materiais didáticos, particularmente em livros didáticos, que pode potencializar métodos enunciados em teorias da psicologia cognitiva A metodologia partiu de uma pesquisa básica e bibliográfica, o tipo de abordagem utilizado foi o qualitativo. Para desenvolver a proposta dessa investigação, fizemos a leitura integral dos capítulos e seções principais que possuíam o tema das teorias dos Modelos Atômicos nos livros didáticos de química e ciências da natureza e suas tecnologias do primeiro ano do ensino médio aprovados para os PNLD 2018 e 2021, levantamos, categorizamos e tabulamos os dados e os analisamos baseado nos princípios da multimodalidade, infografia e teorias cognitivas relacionados ao ensino e construção de materiais didáticos, em especial seis dos 12 princípios para construção de materiais multimídia propostos por Mayer (2009). Após as análises, percebemos que houve uma diminuição da quantidade de infográficos nos livros do PNLD 2018 para os do 2021, se alterando de 41 para 28. Constatamos também que dentre os seis princípios propostos por Mayer (2009) analisados neste trabalho, os mais presentes foram os princípios da Representação Multimídia, Proximidade Espacial dentro do infográfico, Sinalização e Redundância e os menos presentes foram os princípios da Proximidade Espacial texto/infográfico, Coerência e Personalização. Com relação aos livros didáticos escolhidos pelas nove unidades do CEFET-MG, encontramos que para o PNLD 2018 foram selecionados cinco dos seis livros disponíveis, para o PNLD 2021 foi selecionado um dos sete livros disponíveis. Quatro unidades do CEFET-MG optaram por não adotar nenhum dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias do PNLD 2021, por apresentarem uma proposta que não se adapta ao projeto pedagógico do curso. Fundamentado nos resultados obtidos, entendemos que o arranjo próximo do texto e dos infográficos nas páginas dos livros, o emprego de um conteúdo conciso e o uso de uma linguagem personalizada ao estudante são pontos de atenção no desenvolvimento desses infográficos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVO DE JESUS RAMOS
Interno - JOSE GERALDO PEDROSA
Externa ao Programa - IVINA PAULA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 22:47
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8