Banca de DEFESA: CRISTIANE RIBEIRO COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE RIBEIRO COELHO
DATA : 14/09/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

Analogias em livros de dinâmicas e jogos vivenciais: um recurso de aprendizagem na formação profissional de Tecnológos em Recursos Humanos


PALAVRAS-CHAVES:

Analogias; Dinâmica de Grupo; Jogos Vivenciais; Educação Tecnológica; Recursos Humanos


PÁGINAS: 101
RESUMO:

As dinâmicas e jogos vivenciais abordam situações análogas do cotidiano do trabalho, e se apresentam como procedimentos que podem contribuir na mudança de comportamento e formação de indivíduos, por meio de sessões de treinamento e desenvolvimento profissional. Contemplam, também, com o levantamento das necessidades da organização empresarial em busca de soluções e desenvolvimento do potencial criativo do indivíduo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que o análogo utilizado nas práticas de dinâmica de grupo e jogos vivenciais oferece para potencializar a formação profissional dos estudantes do curso Tecnólogo em Recursos Humanos. Para atingir o objetivo proposto foram traçadas cinco etapas: (1ª) levantamento no site do e-MEC sobre os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos ofertados pelas Faculdades/Universidades no estado de Minas Gerais; (2ª) verificar no site das Instituições de Ensino que ofertam o curso Tecnólogo em Recursos Humanos, se as mesmas disponibilizam de forma online o PPC que contenham em sua matriz curricular a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (3ª) seleção da bibliografia de base comumente utilizada pelas Instituições de Ensino para a disciplina de Dinâmicas e Jogos Vivenciais e/ou equivalentes; (4ª) identificação das analogias presentes nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados; (5ª) análise das analogias identificadas nas dinâmicas/jogos vivenciais selecionados por meio da Metodologia de Ensino com Analogias (MECA). Em síntese, por meio dos resultados obtidos foi possível evidenciar que as analogias presentes nas práticas de dinâmicas e jogos vivenciais podem contribuir para a formação profissional dos Tecnólogos em Recursos Humanos, ao propiciar situações análogas do ambiente organizacional. Além disso, as analogias quando empregadas em dinâmicas de grupo/jogos vivenciais propiciam o desenvolvimento de habilidades e competências requeridos nas organizações, e os dados sinalizam que a MECA favorece a aprendizagem em situações de treinamento e desenvolvimento profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Externo à Instituição - RONALDO LUIZ NAGEM - CEFET-MG
Externo à Instituição - Sérgio Rafacho - UFMG
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 18:58
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