Trabalho, produção e educação na teorização de Adam Smith
Adam Smith, Trabalho, Desenvolvimento Técnico, Desenvolvimento Social, Educação.
Esta pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, tem como objeto de estudo o pensamento do filósofo iluminista Adam Smith, inserindo-se na linha de pesquisa I - Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Tecnológica. Por meio de uma análise imanente, percorre-se as duas principais obras desse autor – Teoria dos Sentimento Morais e Riqueza das Nações – a fim de explicitar a relação entre trabalho e educação, a partir das concepções, conceitos e categorias que sustentam o pensamento de Smith, objetivando apresentar a importância que é conferida ao desenvolvimento técnico, ao trabalho e à educação para o desenvolvimento social. Nesse sentido, expõe-se como Adam Smith tematiza o trabalho, a relação entre ética e divisão do trabalho, a cooperação ampliada no trabalho industrial, a relação entre desenvolvimento técnico e desenvolvimento social, a relação entre trabalho e educação. Ademais, discute-se as influências da doutrina liberal, da qual Smith é um dos formuladores, no contexto educacional brasileiro.