Banca de DEFESA: LUIZA NATHALIA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA NATHALIA DE CARVALHO
DATA : 11/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/terezinha-ribeiro-alvim
TÍTULO:

EFEITOS DO USO DIDÁTICO DO VIDEOPROCESSO E DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Experiencial; Produção de Vídeo; Educação Tecnológica.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

É verdade que vivemos tempos de transformação. A pandemia da COVID-19, que trouxe ao mundo uma realidade de isolamento social, trabalho remoto e relacionamentos virtuais, foi apenas um dos fatores para a aceleração das mudanças globais. Na educação, a necessidade de repensar as práticas de ensino tornou-se ainda mais evidente, principalmente no que diz respeito à ciência e tecnologia. Assim, por meio desta pesquisa, propomos um estudo que relaciona a Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) de David Kolb, com o conceito de Videoprocesso de Joan Ferrés, visando compreender como esse processo poderia contribuir para a aprendizagem do conhecimento técnico-científico. A TAE defende que a aprendizagem está diretamente ligada à experiência do estudante e que este(a) segue um caminho cíclico, chamado Ciclo de Aprendizagem, experimentando, refletindo, pensando e agindo. O Videoprocesso permite que os(as) estudantes de disciplinas científicas atuem em todas as etapas da produção de um vídeo, desde a pesquisa até a edição, sendo sujeitos ativos da aprendizagem, aprendendo durante o processo e não apenas por meio de uma obra acabada. Deste modo, propomos que estudantes de um curso técnico em Química, impossibilitados de trabalhar em laboratório devido ao distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, produzissem vídeos que relatassem temas específicos de uma disciplina. Durante a atividade, eles(as) contaram com o apoio da professora da turma para validar os temas e conteúdos científicos; e com o meu apoio, caso precisassem de auxílio nas questões técnicas da produção de um audiovisual. No semestre seguinte, repetimos a atividade com uma turma do presencial. Observamos que, além do bom envolvimento com a disciplina e a retenção de seu conteúdo, conforme eles(as) mesmos(as) relataram ao longo do experimento, os(as) estudantes obtiveram sucesso na construção de um audiovisual capaz de passar informações corretas e educativas, atuando simultaneamente como produtores e receptores de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - TEREZINHA RIBEIRO ALVIM
Interno - IVO DE JESUS RAMOS
Externo à Instituição - MAURICIO SILVA GINO - UFMG
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 19:41
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5