Divulgação Científica no YouTube: implicações pedagógicas do uso de vídeos por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
Educação Tecnológica; Youtube e Educação; Divulgação Científica; Popularização da Ciência; Multimodalidade.
Este estudo, inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais”, sob a ótica da Teoria Multimodal da Semiótica Social (TMSS) defendida por Gunther Kress, visou analisar, especificamente, o uso de vídeos de divulgação científica e popularização da ciência no Youtube por estudantes da Educação Tecnológica (Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM). Além disso, a pesquisa pretendeu lançar luz sobre as formas e circunstâncias em que essa audiência se dá, quais canais costumam ser mais vistos e em quais disciplinas, incluindo uma análise se tais visualizações são incentivadas pelos professores ou se essa busca parte dos próprios estudantes. Da mesma forma, como eles promovem a curadoria do conteúdo estudado, ou seja, como é feita a escolha dos vídeos, a efetividade desses conteúdos para o aprendizado e sua frequência, entre outros aspectos. A TMSS lida com entidades em que o significado e a forma aparecem como um todo integrado, um signo, e os signos são sempre produzidos de acordo com os interesses de seus produtores em situações específicas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo entender essa relação entre a produção audiovisual científica, seja a mera divulgação ou sua popularização, mesmo que apenas no campo da intenção e não de fato, e uma provável melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula pelos estudantes do EPTNM. As informações que constituem o corpus da pesquisa foram geradas a partir de formulário online, por meio da plataforma Google Forms, para a coleta de dados quali-quantitativos durante o segundo semestre letivo do ano de 2022. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo de explorar um fenômeno (pesquisa exploratória) por meio de uma abordagem quali-quantitativa. Como resultados obtidos, ficou claro que a audiência desses vídeos colabora para um melhor aprendizado. Também foram observadas semelhanças semióticas entre os canais mais assistidos pelos estudantes, notadamente aqueles com maior número de seguidores, com vídeos com maior número de visualizações, entre outros fatores melhor detalhados no capítulo 5. Além disso, também foi constatada uma certa carência, segundo os participantes, de mais indicações de vídeos online por parte dos professores.