Banca de DEFESA: CEZAR VIEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CEZAR VIEIRA FERNANDES
DATA : 22/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 201 - Prédio 20 - Campus II CEFET-MG
TÍTULO:

ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E/OU TECNOLÓGICA NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Acompanhamento de Egressos; Educação Tecnológica; Educação Profissional; Ficha de Avaliação


PÁGINAS: 157
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo analisar as políticas de acompanhamento de egressos implementadas pelos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e/ou Tecnológica no Brasil. A Educação Profissional e Tecnológica é uma área que tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, principalmente por sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesse sentido, a análise das políticas de acompanhamento de egressos dos cursos de pós-graduação nessa área se apresenta como um tema relevante e necessário para a melhoria da qualidade do ensino. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, a partir dessas informações, foi possível identificar os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e/ou Tecnológica no Brasil que possuem políticas de acompanhamento de egressos e quais as formas de sua implantação. Esse levantamento foi realizado a partir da análise dos sites das instituições responsáveis pelos programas. Os resultados indicam que a maioria dos programas possui alguma forma de acompanhamento de egressos, seja por meio de questionários, entrevistas ou outras formas de coleta de dados. Além disso, foi possível identificar que as políticas de acompanhamento de egressos variam bastante entre os programas analisados. Algumas instituições possuem políticas mais estruturadas e abrangentes, enquanto outras ainda estão em processo de implantação ou possuem políticas mais simples e pontuais. No entanto, mesmo com a existência da ficha de avaliação da CAPES, é importante refletir sobre a necessidade de repensar essa ferramenta, a fim de que o quesito quantitativo de produção não seja descontinuado, mas que sejam desenvolvidos instrumentos capazes de avaliar de forma abrangente os produtos e processos educacionais dos programas, considerando a formação cultural, social e humanizada dos egressos. Essa abordagem mais ampla e integrada proporcionaria uma visão mais completa e aprofundada da qualidade da formação oferecida pelos programas de pós-graduação em Educação Profissional e/ou Tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externo à Instituição - RONALDO LUIZ NAGEM - CEFET-MG
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 13:52
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