Banca de DEFESA: JUNIO CÉSAR FLORENTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUNIO CÉSAR FLORENTINO
DATA : 23/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/admardo-bonifacio-gomes-junior
TÍTULO:

CIRCULAÇÃO DE SABERES E VALORES DA ENGENHARIA CIVIL NO YOUTUBE: UM ATLAS DE INSPIRAÇÃO ERGOLÓGICA DO CANAL “ENGENHEIRO AJUDA!”


PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia Civil; Ergologia; Saberes; Valores; YouTube.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Dois bilhões de usuários acessam mensalmente o YouTube em busca de conteúdos que satisfaçam seus interesses econômicos, políticos e sociais, consumindo diariamente mais de 1 bilhão de horas do seu acervo audiovisual. No Brasil, 150 milhões de pessoas conectam-se à plataforma sociodigital objetivando, dentre outros interesses, o aperfeiçoamento de habilidades ou novas aprendizagens. O desejo pela informação assertiva engaja os usuários nas produções organizadas em listas de reprodução dos canais estabelecidos no YouTube. A fim de desvelar circulações de saberes e valores, cartografamos um canal de engenharia civil hospedado nesta plataforma. Para tal, analisamos criticamente, sob a perspectiva ergológica, as práticas de produção e compartilhamento de conteúdos da engenharia civil no canal “Engenheiro Ajuda!”. Antigamente, a circulação de saberes e valores da engenharia civil era restrita aos grupos organizados – acadêmicos, profissionais do setor e associações de classe. Atualmente, acessar o YouTube e pesquisar canais de engenharia civil em busca de tutoriais orientativos estão ao alcance das mãos. Buscando dar visibilidade à difusão dos conhecimentos no território sociodigital, elaboramos um atlas de inspiração ergológica do canal “EA!”. A presente pesquisa insere-se na linha de pesquisa I – Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Tecnológica. Para confeccionar o atlas ergológico do canal de mídia audiovisual fundado no YouTube selecionamos conceitos da démarche ergológica, entendidos como “pistas ergológicas”, que foram utilizadas como categorias analíticas, permitindo a localização e o mapeamento das linhas de forças que suportam e veiculam produtos audiovisuais, difusores de saberes e valores da engenharia civil no YouTube. A cartografia das linhas de forças evidenciou tanto as normas – reguladoras, prescritoras e moduladoras – que incidem sobre as interações e produções humanas, quanto as renormalizações empreendidas pelos interagentes que constroem, diversificam e amplificam os patrimônios reunidos nos arquivos digitais do canal supracitado. Logo, a circulação de saberes e valores da engenharia civil no YouTube envolve atores humanos e corporativos, gerando heranças que servem aos projetos de vida da sua comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ADMARDO BONIFACIO GOMES JUNIOR
Externo à Instituição - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - UFLA
Externo à Instituição - BRUNO VASCONCELOS DE ALMEIDA - CEFET-MG

Notícia cadastrada em: 05/06/2023 23:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5