Banca de DEFESA: KALINA LÍGIA CORREIA FIGUEIREDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALINA LÍGIA CORREIA FIGUEIREDO DA SILVA
DATA : 14/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFETMG - Campus (II) Nova Gameleora
TÍTULO:

SOFTWARES EDUCATIVOS: CONTRIBUIÇÕES NA ACESSIBILIDADE E NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Software educativo. Software educacional. Surdo. Ensino. Aprendizagem.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar os softwares educativos que promovem a acessibilidade, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem dos surdos. Esta dissertação insere-se no Curso de Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, na linha de pesquisa IV que tem como eixo temático as Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais. Considerando-se a natureza qualitativa da pesquisa, optou-se pela utilização metodológica da análise bibliográfica, no qual fizemos a identificação e análise dos softwares educativos desenvolvidos para os surdos. O universo desta pesquisa são produções acadêmicas publicadas em periódicos científicos, livros e sítios do Estado Brasileiro. A concepção teórica que norteia este estudo fundamenta-se na perspectiva Vygotskyana, com as contribuições da psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento e com os fundamentos da defectologia.  Os resultados mostram que a maior parte dos softwares educacionais disponíveis para os surdos são voltados para a tradução do Português para Libras. Foram encontrados ainda aplicativos para smartphones, jogos, dicionários digitais multilíngues e tradutores de textos, áudios, e vídeos, que fazem uso da língua de sinais para o ensino da Libras. Em relação ao CEFET-MG identificamos que a instituição não faz uso de softwares educativos nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes surdos, sendo utilizado o intérprete para realizar a ponte de comunicação entre professores e estudantes em sala e aula, fazendo uso apenas da tradução da linguagem falada para a língua de sinais. Verificamos ainda, que nos últimos três anos apenas três estudantes surdos se matricularam na instituição, o que consideramos um número ínfimo em relação ao total de estudantes matriculados anualmente. A análise dos resultados mostra que o uso de softwares educativos tem se tornado cada vez mais comum na educação escolar, contribuindo para tornar as práticas pedagógicas mais inclusivas e favorecendo, em especial, os processos de ensino e de aprendizagem dos surdos. Constatamos que as tecnologias, quando colocadas com objetivos pedagógicos, favorecem os propósitos didáticos, pois as informações quando associadas a recursos visuais propiciam um forte apelo visual. Assim, acreditamos que os softwares educativos podem, de forma mais efetiva, favorecer a educação dos surdos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVO DE JESUS RAMOS
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externa à Instituição - ANA MARIA CLEMENTINO JESUS E SILVA - UFMG
Notícia cadastrada em: 28/06/2023 14:50
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