Pedagogia da Aletrnância e Educação Profissional Técnica de Nível Médio: a produção acadêmica entre 1977 e 2021
Pedagogia da Alternância; Ensino Técnico; formação profissional de nível médio.
Esta pesquisa tem como objeto os estudos acerca da Pedagogia da Alternância no contexto da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) no Brasil e como objetivo revisar a produção acadêmica que trata do tema e de suas problemáticas no período de 1977 a 2021, levando em conta suas aproximações, aplicações e desafios nos cursos desse nível de ensino, além daqueles relacionados à educação do campo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja metodologia principal foi a revisão da literatura sobre o tema. A hipótese considerada aqui é de que a metodologia empregada na Pedagogia da Alternância poderia ser aplicada na EPTNM, propiciando uma formação em cursos cuja ementa fosse além das atividades desenvolvidas no campo. Os resultados a que chegamos corroboram a escassez de pesquisas na área, mas reforçam a ideia de que os trabalhos desenvolvidos no e sobre o campo são potentes no sentido de apresentarem importantes iniciativas. Além disso, percebeu-se que em muitos lugares a Pedagogia da Alternância já está atrelada à EPTNM e o que é, ainda, uma barreira é a oferta de cursos que se sustentam através deste sistema de ensino, pois, em sua maioria, são cursos relacionados à agropecuária, à pesca e à agroecologia.