Banca de DEFESA: MARIA VARDILENE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA VARDILENE DE OLIVEIRA
DATA : 09/08/2023
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: 

A PRODUÇÃO INTELECTUAL NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA SOBRE AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES: O ESTADO DA ARTE

PALAVRAS-CHAVES:

Escolas de Aprendizes Artífices; Desfavorecidos da Fortuna; Ensino Profissional Primário e Gratuito; Educação Profissional; Rede Federal


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Nesta dissertação propõe-se apresentar um Estado da Arte da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, acerca do que já se produziu sobre as dezenove Escolas de Aprendizes Artífices criadas em 1909 até quando, em 1937, passam a se chamar Liceus Industriais. Nas buscas, evidenciaram-se dois tipos distintos de estudos sobre essa rede federal de escolas de ensino profissional primário e gratuito: um no âmbito geral, centrado no contexto nacional, e outro no âmbito específico, centrado no contexto estadual de localização das Escolas. No recorte temporal, que engloba o primeiro trabalho localizado, produzido em 1980, e o último, em 2020, selecionou-se 23 trabalhos: quinze dissertações e oito teses. Dos estados da Bahia e do Maranhão, localizou-se respectivamente uma tese e uma dissertação, que, embora não tratem especificamente das Escolas destes estados, dedicam parte da pesquisa a elas. Não se localizou produções sobre as escolas de Pernambuco e do Piauí. Além da lacuna em relação às quatro Escolas, não se localizou trabalho da natureza de Estado da Arte sobre as Escolas de Aprendizes Artífices, o que indica a necessidade de atender a demanda e suprir a lacuna a respeito da questão, com vistas a produzir um conhecimento organizado sobre os estudos já realizados sobre a temática. A problematização da pesquisa propõe discutir: o que revela a produção do conhecimento sobre essas Escolas nas dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 1980 a 2020? Desse corpus, fonte e objeto de pesquisa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) emergiram quatro categorias de análise: espaços escolares, agentes escolares (diretores, professores e mestres das oficinas) e sujeitos escolares (aprendizes), tempos escolares e saberes escolares. No corpus, identificou-se que, na execução das funcionalidades das Escolas, houve dificuldades, como falta de pessoal capacitado e de um quadro curricular dos cursos e das oficinas, prédios inapropriados, bem como evasão e repetência escolar. Observou-se também que, de modo geral, a produção analisa a relação entre o que estava proposto na legislação e a concretização no cotidiano escolar, tomando como base a dinâmica social, política e econômica que levou à criação das Escolas e as transformações ocorridas no período de transição do Império (trabalho livre) para a República (trabalho assalariado). Além disso, as abordagens dos pesquisadores permitiram apreender que, apesar de na sua gênese se constituírem como um sistema federal de educação profissional, as Escolas tinham aspectos peculiares, os quais correspondiam ao contexto local, e que nem sempre foi possível se guiarem pelas prescrições legais. Devido à amplitude e à complexidade apresentada pelo tema que se propôs a discutir, uma síntese possível das respostas obtidas nesta dissertação poderia ser aquela que tenta expressar a trajetória dessas Escolas, enquanto instituições escolares criadas em um emaranhado de interesses e mudanças no País, que experimentaram dificuldades na execução de suas funcionalidades, vindo neste contexto a serem transformadas em Liceus Industriais. Assim sendo, esta pesquisa consiste em um exercício de síntese, um primeiro esforço de sistematização desse conhecimento que não esgota a possibilidade de outras análises sobre o que já se produziu a respeito dessas Escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IRLEN ANTONIO GONCALVES
Externo à Instituição - PABLO MENEZES E OLIVEIRA - IFMG
Externa à Instituição - OLIVIA DE MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN

Notícia cadastrada em: 12/07/2023 14:28
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