POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA DO CEFET-MG PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Políticas de permanência. Evasão. Ensino remoto.
Este trabalho analisou as políticas e ações de permanência aplicadas no CEFET-MG, unidade de Divinópolis, com o objetivo de entender as medidas de combate à evasão durante a pandemia. A evasão é um problema global que afeta todas as instituições educacionais e níveis de ensino, caracterizada pela saída prematura de estudantes antes de concluírem seus cursos. As causas da evasão podem ser diversas, como dificuldades financeiras, acadêmicas e falta de motivação. As políticas de permanência são implementadas pelas instituições para aumentar a retenção de alunos e garantir a conclusão bem-sucedida dos cursos. O estudo focou no nível de educação profissional técnica, que oferece qualificação profissional voltada para o ensino médio. Os dados foram coletados na unidade de Divinópolis, em Minas Gerais, por meio de documentos institucionais. Além disso, uma revisão bibliográfica foi realizada para contextualizar a evasão e as medidas adotadas para combatê-la. O abandono escolar é um desafio que requer ação coletiva da comunidade escolar, incluindo alunos, professores, gestores e servidores, reconhecendo que todos desempenham um papel educativo no ambiente escolar.