OS DISCURSOS DE VIRGÍLIO MARTINS DE MELLO FRANCO NO SENADO MINEIRO SOBRE INSTRUÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL (1891-1922)
Mello Franco, Instrução Pública, Ensino Profissional, Discursos, Repertórios.
A presente dissertação tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa de Mestrado “Os discursos de Virgílio Martins de Mello Franco no Senado Mineiro sobre instrução e ensino profissional (1891-1922)” desenvolvida sob os alicerces do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET). A proposta e tomar o Senador Mello Franco como sujeito desse estudo, por meio da reconstituição de seu pertencimento familiar, sua trajetória profissional e intelectual no período de 1891 a 1922, buscando analisar a instrução pública e como esta foi pensada como instrumento transformador da sociedade, por meio de seus pronunciamentos no Senado Mineiro. Para analisar os discursos de Mello Franco, os Anais do Senado Mineiro serão considerados como fonte, de acordo com o conceito de repertório, conforme apropriado e redefinido por Ângela Alonso (2002), mas não antes de perpassar pela biografia de Mello Franco. As fontes disponibilizadas serão as dos Anais do Senado Mineiro. Para leitura da fonte, utilizar-se-á, como referencial teórico, os estudos de Charles Tilly, sob a visão de Ângela Alonso, a respeito do conceito de repertório, e, como metodologia, será lançada mão da Análise de Discurso de recorte francesa, proposta por Patrick Charaudeau, que nos permitirá compreender o discurso político como prática de linguagem e as suas realidades cultural e social.