Visão de mundo e projetos de vida de estudantes de classe média que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na RFEPCT
Juventude. Projetos de vida. Visão de mundo. EPTNM.
Esta dissertação é sobre projetos de vida e visões de mundo de estudantes de classe média e oriundos de escolas privadas que cursaram a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), nos anos de 2017 a 2019, modalidade integrada, no CEFET-MG. Para tanto, fez-se uma vinculação ao trabalho de Simões (2019), que desenvolveu pesquisa semelhante, mas voltada a alunos que estudaram em escolas públicas e que foram beneficiados pela Lei de Cotas. A presente pesquisa teve como objetivo compreender, a partir das narrativas desses jovens, a experiência vivida por eles no ambiente da EPTNM da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT), além de entender como esse ambiente afetou suas visões de mundo e seus projetos de vida. Nesse sentido, realizou-se um estudo de natureza qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes do CEFET, com faixa etária entre 20 e 21 anos. Quanto à base teórica que fundamentou esta investigação, destacam-se os estudos de Simões (2019) e Velho (1999) acerca de projetos de vida e de visão de mundo. Dessa forma, identificaram-se os projetos e as visões de mundo dos alunos, bem como a maneira com que estes o enxergam. Com o desenvolvimento deste estudo, constatou-se que as experiências na EPTNM, na RFEPCT, são extensas, intensas e integram múltiplas vivências e convivências, capazes de despertar mudanças no horizonte, na autonomia e na maturidade dos sujeitos. Tais mudanças permitiram ampliar, expandir, repensar e refazer os modos de ver, viver e agir dos jovens no mundo. Destaca-se entre essas mudanças relatadas o interesse dos estudantes por temas relacionados à política e à sociedade. Embora façam parte de realidades socioeconômicas privilegiadas, os jovens de classe média revelaram inquietude em relação à condição de pobreza de parte da sociedade, ou seja, é notório como o ensino oferecido no CEFET-MG contribuiu para a formação de uma consciência crítica de seus alunos.