A institucionalização da formação escolar do serviço social em Minas Gerais
Serviço Social; institucionalização; Minas Gerais; Estado
Esta dissertação deve ser percebida no contexto do vigoroso debate travado no campo Serviço Social a respeito da sua história, em Minas Gerais, como parte de um projeto mais amplo de repensar o papel do assistente social na formação econômico-social mineira, a institucionalização da Escola em Belo Horizonte e as suas várias formas de inserção junto aos movimentos sociais, o Estado e o capital. Tem como objetivo geral compreender como ocorreu o processo de institucionalização da formação Escolar do Serviço Social em Minas Gerais, tomando na sua pluridimensionalidade, que inclui compreender a sua trajetória e seu ciclo de vida, no período entre a década de 1940 a 1950. E como objetivos específicos mapear os regimentos que regulamentaram a institucionalização da formação da Escola de Serviço Social em Minas Gerais; identificar, a partir das fontes mapeadas, as informações e os dados em relação à formação escolar do Serviço Social em Minas Gerais e analisar as principais atividades de institucionalização que permearam a formação escolar do Serviço Social em Minas Gerais.