Escolarização do trabalhador rural em Minas Gerais: O Instituto Fazenda do Rosário (1947 – 1972)
Escolarização; Fazenda do Rosário; Helena Antipoff; História da Educação.
Desenvolvida sob o âmbito da História da Educação, esta dissertação busca compreender o processo de escolarização do trabalhador rural em Minas Gerais, a partir da produção histórica do Instituto Fazenda do Rosário, localizado na cidade de Ibirité, MG, no período de 1947 a 1972, de modo a produzir o conhecimento histórico sobre o processo de escolarização dos trabalhadores do contexto analisado. Para tanto, buscamos mapear as fontes que abordam a temática do processo de escolarização do trabalhador rural na Fazenda do Rosário e analisar as informações e dados referentes às atividades desenvolvidas no Instituto, as quais tinham como objetivo a escolarização do trabalhador rural. Tomando como recorte temporal as motivações da pesquisadora e educadora Helena Antipoff para a organização do ensino rural na Fazenda do Rosário. Lançamos mão de publicações da imprensa regular do século XX, que abordaram a repercussão da Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946 em Minas Gerais. Como fonte principal, utilizamos o volume IV da "Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff", que se dedica à Educação Rural na Fazenda do Rosário em Minas Gerais. Esse volume específico trata do trabalho como fundamento da educação e da formação dos professores. Entre as considerações finais, vimos que visão de Helena Antipoff enfatiza a importância da interação entre a escola, a comunidade e a sociedade, sendo uma de suas características primordiais a criação de oportunidades para que os alunos se envolvam em questões sociais, culturais e ambientais. Tal abordagem resulta em uma cultura escolar que fomenta o desenvolvimento de habilidades essenciais para o exercício da cidadania por meio do trabalho. No entanto, alguns autores indicam que a perspectiva de Antipoff também pode ser interpretada como pertencente a um modelo de formação técnicista, cujo objetivo é atender às exigências do mercado de trabalho. Essa perspectiva, apesar de sua influência na época, é questionável em uma sociedade democrática e pluralista. Consideramos que a proposta educacional desenvolvida por Helena Antipoff por um lado, busca apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, considerando suas necessidades individuais e promovendo um ambiente inclusivo de aprendizado. Por outro lado, também busca implementar um modelo institucional capaz de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, envolvendo-os em força produtiva.