A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DO POLICIAL CIVIL NA MODALIDADE EAD: ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS EM CURSO NA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS
Educação a Distância (EaD); Polícia Civil de Minas Gerias (PCMG); Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG); Policial; Capacitação
A capacitação profissional é fundamental para que os policiais desempenhem trabalho de qualidade e alcancem melhores resultados em suas áreas de atuação. Considerando as demandas da sociedade e a necessidade dos policiais se atualizarem constantemente, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG), oferece, desde 2017, cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). Acredita-se que a EaD é uma ótima opção para quem tem restrições de tempo, distância ou prefere um estudo flexível, pois permite o aprimoramento profissional de forma conveniente e sem comprometer as atividades pessoais e profissionais, além de ampliar o acesso à qualificação. Diante disso, considerando que a capacitação profissional deve ser contínua, permanente e focada na boa qualidade da formação, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como tem ocorrido o processo de capacitação na EaD da Acadepol-MG, sob a perspectiva das percepções que os policiais civis têm ao participarem de um curso nesta modalidade de educação na instituição. No Referencial Teórico, foram abordadas: a Educação Profissional e Tecnológica, a EaD, a importância da EaD para capacitar e qualificar os servidores da PCMG, e a EaD ofertada pela Acadepol-MG. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira compreendeu em descrever as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e como é realizado o processo de capacitação a distância na Acadepol-MG, por meio de uma observação online não participativa do AVA e do curso escolhido; a segunda etapa compreendeu a identificação do perfil dos alunos; apresentação dos aspectos facilitadores e motivadores, assim como das dificuldades encontradas; apontamento dos aprendizados obtidos e verificação das avaliações do curso e tutores. Para isso, foi realizada a análise do cadastro dos alunos na plataforma EaD e dos questionários online. Esta dissertação de mestrado trouxe pesquisas e contribuições inovadoras na área de EaD da Acadepol-MG. Com base nos estudos realizados e nas percepções dos policiais civis que participaram da pesquisa, constatou-se que o processo de capacitação tem sido visto como uma oportunidade de atualização contínua e de qualidade, permitindo o acesso a conhecimentos relevantes para o aperfeiçoamento de práticas profissionais. Verificou-se, contudo, haver a necessidade de melhorias técnicas e pedagógicas nos cursos ofertados, visando a aprimorar ainda mais a experiência educacional. Os resultados encontrados permitiram concluir ser evidente que a capacitação profissional na EaD é um recurso indispensável para a modernização e o aprimoramento das práticas policiais. Por conseguinte, a EaD gera atuação mais eficiente e eficaz no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.