Grupo de Pesquisa do PPGET - o AVACEFETMG, marca presença no 28º Congresso ABED com pesquisas relevantes para a Educação a Distância

Entre os dias 14 a 18 de outubro de 2023, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, promoveu na cidade do Rio Janeiro o 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) com o tema: Educação híbrida e hibridização da Educação.


O Grupo de pesquisa AVACEFETMG, o qual é vinculado a Linha IV (Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais) do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, é um grupo que de pesquisa e discussões sobre a educação e o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na Educação a Distância e no ensino presencial, esteve presente nesse congresso.


Foram 17 membros do AVACEFETMG, dentre professores, mestres egressos do mestrado e mestrandos, que participaram do evento. Essa participação ocorreu sob a forma de: participação em palestras e conferências; visitas aos estandes expostos onde empresas e instituições apresentaram seus produtos, serviços e pesquisas da área da Educação; apresentação de trabalhos acadêmicos e de pesquisa. Ao todo, os 17 membros apresentaram cinco trabalhos:


 As possibilidades de aplicações da aprendizagem criativa no processo de ensino e aprendizagem a distância como fator motivador.
 O uso de metodologias ativas realizada online: uma proposta de rotações por estações.
 Emoções: o que se tem pesquisado no contexto da EaD.
 O uso do whatsapp na comunicação entre professores e alunos durante o ensino remoto.
 O lugar da autonomia na educação a distância.
 EADTOOL: mapeamento estratégico educacional.

 

Acreditamos que esse congresso permitiu aos seus participante debater e extrair conclusões acerca de sua temática central (Educação híbrida e hibridização da Educação), além de, proporcionar uma oportunidade para os participantes de publicarem seus trabalhos nos anais do evento.

Notícia cadastrada em: 20/10/2023 18:56
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10