Banca de DEFESA: FERNANDA NASCIMENTO PASCHOAL BADARO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA NASCIMENTO PASCHOAL BADARO
DATA : 17/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CefetMG - Campus (II) Nova Gameleora
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES NA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL E O RETORNO PARA O PRESENCIAL: um estudo de caso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto Emergencial. Práticas Educativas. EPTNM. Covid-19.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19 e todos os segmentos da sociedade tiveram que enfrentar muitos novos desafios. No campo educacional, devido ao isolamento social, foi necessário o fechamento das escolas em todos os níveis, e novas formas e estratégias de ensino foram adotadas para dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem. É, neste contexto, que esta pesquisa teve como objetivo analisar e compreender como, na percepção de professores e estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), as práticas educativas e as tecnologias digitais utilizadas no desenvolvimento das atividades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) podem convergir ou não para práticas educativas desenvolvidas no ensino presencial (EP). Para fundamentar as reflexões sobre a realidade investigada, respaldamos nos estudos de Freire (1979, 1991, 2000, 2006, 2018, 2021), Tardif (2008, 2014), Gauthier et al. (2006), Moran, Masetto e Behrens (2013), Saraiva, Traversini e Lockmann (2020) entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso. A metodologia adotada classifica-se como abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória. A pesquisa foi realizada nas turmas de segundas e terceiras séries do ensino médio integrado do CEFET-MG - Campus Leopoldina. Os participantes da pesquisa foram professores dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Informática e Mecânica e estudantes que cursam as segundas e terceira séries, pela primeira vez, dos referidos cursos da EPTNM. Utilizamos como instrumento de coleta de dados dois questionários, sendo um aplicado aos professores e outro aplicado aos estudantes, no período de 13 de fevereiro a 05 de abril de 2023. O resultado desta pesquisa mostrou, principalmente, como os professores e os estudantes compreendem as práticas educativas desenvolvidas no ERE com a utilização das tecnologias digitais como meio substancial de interação pedagógica. Além disso, revelou as dificuldades e/ou facilidades enfrentadas, bem como se essas práticas se estenderam e de que forma contribuíram para o ensino presencial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVO DE JESUS RAMOS
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externa ao Programa - LEILA SADDI ORTEGA
Externa ao Programa - ERIKA TIEMI ANABUKI
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 14:56
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