Banca de DEFESA: LEONARDO LOUREIRO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO LOUREIRO DE CARVALHO
DATA : 28/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CEFETMG
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DAS EDTECHS – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO – NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOS ENGENHEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

EdTechs. Competências. Profissionais de Engenharia. Mercado de trabalho.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Com as mudanças ocorridas no mundo, a educação precisa atender às novas demandas surgidas na sociedade. Entre tais demandas está a necessidade da formação mais completa dos profissionais de engenharia em relação às habilidades transversais, sendo fundamental a promoção da formação integral desses profissionais com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagens significativas. Nesse contexto, surgiram as EdTechs (educação e tecnologia), startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação, como novo modelo de aprendizagem e como alternativa para preencher uma possível lacuna deixada pelo Ensino Superior. Esta dissertação analisou as competências que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais de engenharia e como as EdTechs contribuíram para a formação dos engenheiros diante desse cenário. Foi realizada uma abordagem qualitativa através da aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas junto a 15 engenheiros de forma a aprofundar no entendimento dos mesmos sobre o desenvolvimento de competências do engenheiro, como essas formações complementares contribuíram para seu desenvolvimento profissional e qual o papel das EdTechs nesse cenário. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apontaram a mudança de paradigma nas competências exigidas dos engenheiros, com ênfase crescente nas habilidades não técnicas. Os profissionais que buscam se destacar e prosperar no mercado de engenharia devem reconhecer a importância de desenvolver essas competências comportamentais e aplicá-las em conjunto com seu conhecimento técnico. Além disso, foi possível verificar que a formação em engenharia ainda tem um longo caminho a percorrer para se alinhar totalmente com as necessidades do mercado, sendo necessária a revisão de currículos que incluam uma ênfase significativa no desenvolvimento de competências não técnicas. Por fim, notou-se que a definição de EdTechs não se limitou apenas a empresas de tecnologia educacional, mas também a órgãos reguladores, conselhos profissionais e associações que oferecem oportunidades de aprendizado contínuo, identificando-se a forma como os profissionais de engenharia reconheceram a importância da aprendizagem contínua para se manterem atualizados e preencherem as lacunas deixadas pela formação acadêmica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ADRIANA MARIA TONINI - UFOP
Externo à Instituição - LUIS MAURICIO MARTINS DE RESENDE - UTFPR
Externo à Instituição - JOAO BOSCO LAUDARES - PUCMinas
Externo à Instituição - LEANDRO PINHEIRO CINTRA
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 14:56
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7