OS DISCURSOS POLÍTICOS DE HELENA ANTIPOFF SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS MENORES DESAMPARADOS (1930-1935)
Helena Antipoff. Educação Profissional. Menores desamparados. Análise do Discurso. Culturas Políticas. História da Psicologia.
Nessa dissertação apresenta-se a produção do conhecimento histórico sobre a concepções de Educação Profissional para os menores desamparados que fundamentou os discursos políticos de Helena Antipoff, no período de 1930 a 1935. A escolha temporal reflete o período que Helena Antipoff protagonizou a criação de várias instituições educacionais e mobilizou recursos por meio de palestras, conferências, artigos, seminários e relatórios. Os escritos publicados para esse fim, definem o corpus de análise para a compreensão da problemática de pesquisa. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho é a Análise de Discurso Político de linha franco-brasileira, destacando as ferramentas conceituais de Foucault, Charaudeau e Berstein. Com base nos estudos teóricos e análises empreendidos, procurou-se conhecer, partindo da materialidade linguística presente no corpus selecionado, quais as concepções e os efeitos de sentido de Educação Profissional para os menores desamparados nos discursos políticos de Helena Antipoff e a relação das duas categorias na formação de um projeto que reflete as culturas políticas que marcaram o campo político do período.