Banca de DEFESA: VIVIAN CAROLINE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIAN CAROLINE FARIAS
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 201 - Prédio 20 - Campus Nova Gameleira
TÍTULO:

BRICKS BRAILLE QUÍMICO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação inclusiva; Deficiência visual; Grafia química braille; Ensino de Química; Recursos didáticos inclusivos; Modelagem 3D


PÁGINAS: 193
RESUMO:

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica, conduzida no campo de estudos sobre o Ensino de Ciências fundamentado em modelagem e a Educação inclusiva na temática da deficiência visual, no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais. O seu objeto de investigação são as implicações pedagógicas da utilização de um recurso didático inclusivo, denominado Bricks Braille Químico, no ensino de Química a estudantes com deficiência visual. Nesse contexto, essa pesquisa foi orientada a partir das seguintes questões: i) quais tipos de recursos didáticos têm sido empregados para o ensino da Grafia Química Braille a estudantes com deficiência visual?; ii) quais são as implicações pedagógicas para as práticas educativas de professores de Ciências da Natureza frente à recursos didáticos inclusivos, produzidos em um espaço maker, para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual?; iii) quais as contribuições que a Cultura Maker pode oferecer aos processos de produção de recursos didáticos inclusivos?; iv) como dar acesso às inscrições gráficas em Química a estudantes com deficiência visual? A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Experiência da Ação Mediada de Reuven Feuerstein, na Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, nos conceitos de modelos e modelagem de John Gilbert e Rosária Justi e na concepção de modelos enquanto artefatos epistêmicos de Tarja Knnuttila. O recurso denominado Bricks Braille Químico (BBQ) contém diferentes inscrições químicas para montagem de fórmulas e equações segundo o Manual da Grafia Química Braille para uso no Brasil. O percurso metodológico deste trabalho desdobrou-se na modelagem desse recurso didático via prototipagem digital e impressão 3D, por meio de softwares de modelagem e equipamentos de impressão tridimensional disponíveis no Lab Maker do CEFET-MG. A pesquisa envolveu quatro grupos de participantes: professores de Ciências/Química experientes em Braille, professores de Química não familiarizados com Braille, estudantes com deficiência visual (cegueira) e um professor cego. Os resultados da investigação permitiram analisar implicações pedagógicas sobre o uso do BBQ no ensino de Química e avaliar o seu potencial para a superação de barreiras de aprendizagem enfrentadas por estudantes com deficiência visual na educação científica e tecnológica. Concluímos que o recurso didático produzido por meio das tecnologias de prototipagem digital e impressão tridimensional pode oferecer a professores de Química caminhos alternativos para um ensino mais inclusivo por meio da acessibilidade de diferentes representações químicas a estudantes com deficiência visual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Externo ao Programa - WEBER HANRY MORAIS E FEU
Externa ao Programa - IVINA PAULA DE SOUZA
Externa à Instituição - IVANISE MARIA RIZZATTI - UFRR
Notícia cadastrada em: 25/11/2023 12:26
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