PROCESSO SELETIVO | Orientações para elaboração das propostas de projeto de pesquisa

O Edital do Processo seletivo será divulgado em breve com todas as informações necessárias para as candidaturas. Enquanto isso, quem deseja organizar a sua proposta de projeto de pesquisa já pode se preparar pelas seguintes orientações:

 

  1. 1.       COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA PROPOSTA DE PROJETO

1.1.   Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais deverão ser apresentados em 4 folhas, a saber:

1ª.   Capa, SEM A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO, mas com indicação: (i) da opção de concorrência no processo seletivo: ampla concorrência ou de reserva de vagas; (ii) do curso – MESTRADO ou DOUTORADO.

2ª.   Folha de rosto com nota descritiva acompanhada da indicação do curso, da linha de pesquisa e dos títulos dos Projetos de Pesquisa dos Docentes para os quais a proposta será encaminhada e os nomes dos docentes coordenadores, na mesma ordem de preferência assinalada no formulário de inscrição.

3ª.   Resumo do projeto de 1000 a 2000 caracteres (incluindo espaços).

4ª.   Sumário do projeto.

1.1.1.      Em hipótese alguma, o candidato poderá se identificar em qualquer parte do projeto de pesquisa. Considera-se quebra de anonimato (identificação) qualquer referência explícita de autoria ou outras referências que permitam identificar o candidato, por exemplo: citação do nome do autor do projeto; informação do nome do ex-orientador de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso ou de monografia; menção de pertencimento a grupos de pesquisa; referência a artigos em autoria ou em coautoria, caso seja explicitado tratar-se de obra do autor do projeto; indicação de vinculação profissional atual e anteriores; e marcas de revisão presentes no texto.

1.1.2.      Propostas de projeto de pesquisa que não apresentarem elementos pré-textuais formatados nessas quatro folhas – capa, folha de rosto, resumo e sumário, serão desclassificadas do processo seletivo.

1.2.   Elementos textuais

Os elementos textuais deverão ser apresentados em no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas, com a seguinte estrutura:

a)       Introdução:

Apresentar de maneira sucinta o tema da pesquisa proposta, indicando a sua relevância para a Área da Educação e de que maneira se espera que a pesquisa contribua para a Educação Profissional e/ou Tecnológica e para o campo específico de debate em que se insere na linha de pesquisa escolhida e/ou no projeto de pesquisa coordenado por docente do programa indicado como primeira opção.

b)      Problema de pesquisa:

Descrever a principal questão de pesquisa, seus principais contextos (quer sejam sociais, políticos, econômicos, educacionais, culturais, etc.) e o enfoque teórico da investigação;

c)       Justificativa do tema, indicando a realização de uma breve busca sobre o tema na produção acadêmica da área da Educação que evidencie, com os estudos encontrados, “lacunas” nessa produção e/ou outros aspectos que sustentem a justificativa para a pesquisa proposta;

d)      Descrever sobre o caráter de ineditismo da proposta de projeto de pesquisa para o campo de conhecimento, no caso do Doutorado.

e)      Justificativa de escolha da linha de pesquisa e/ou do Projeto de Pesquisa, indicado como 1ª opção no formulário de inscrição, para o qual a proposta será encaminhada.

f)        Objetivos da pesquisa, claramente expressos e desdobrados, se necessário, em gerais e específicos;

g)       Exposição dos referenciais teóricos adotados ou propostos pelo(a) candidato(a) e/ou evidenciados na breve busca recomendada no item c;

h)      Procedimentos metodológicos, indicando o tipo e a natureza da pesquisa proposta, além das estratégias e técnicas de coleta e análise de dados a serem utilizadas;

i)        Cronograma que evidencie a sua exequibilidade, observado o prazo máximo (24 meses) para integralização do curso e defesa da dissertação a ser produzida; e

j)        Referências, segundo as normas da ABNT.

 

1.3.   Formatação

Para a formatação adequada, baseando-se na norma ABNT NBR 15287:2011, o projeto de pesquisa deverá apresentar a seguinte formatação:

a)      Layout de página

·          Tamanho da folha: A4

·          Orientação: retrato

·          Margens

- Superior: 3,0 cm

- Esquerda: 3,0 cm

- Inferior: 2,0 cm

- Direita: 2,0 cm

·          Alinhamento: justificado

·          Espaçamento entre linhas: todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas (se houver), que devem ser digitados em espaço simples.

·          Recuo: nenhum para a esquerda e nenhum para a direita

OBSERVAÇÃO: as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas, notas, fontes e títulos das ilustrações e tabelas devem ser escritas em tamanho 10 e uniforme. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples.

b)      Fonte e tamanho permitido:

Ou Times New Roman 12 (padronizado para todo o projeto)

Ou Arial 11 (padronizado para todo o projeto)

c)       Paginação

Somente deverão ser numeradas, com algarismos arábicos, as páginas dos elementos textuais.

 

Atenção! Essas orientações não substituem e nem dispensam a leitura completa do Edital publicado na página oficial do Processo Seletivo.

 

Por último, não deixem de consultar os Projetos de Pesquisa coordenados pelos Docentes do PPGET: www.ppget.pesquisa.cefetmg.br

Notícia cadastrada em: 27/12/2023 20:44
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