EVENTO | Lançamento do livro "Analogias estruturalmente mapeadas para o Ensino de Química"

Os autores Alexandre da Silva Ferry, Wilbert Viana Barbosa e Luciana Paula de Assis e a Editora Appris convidam para o lançamento do livro Analogias estruturalmente mapeadas para o Ensino de Química a ser realizado no dia 01 de fevereiro de 2024 durante a Jornada Pedagógica do CEFET-MG, no Hall do Auditório Principal do Campus Nova Suíça, às 9h30min e às 15h.

 

Sobre os autores:
 
Alexandre da Silva Ferry é Doutor em Educação, mestre em Educação Tecnológica e Licenciado em Química; ele é professor do Departamento de Educação, coordenador do Grupo de Estudos sobre Analogias e Metáforas na Tecnologia, na Educação e na Ciência (GEMATEC) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.
 
Wilbert Viana Barbosa é Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e bacharel em Sistemas de Informação pelas Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni. É professor universitário da área de Ciências da Computação, pesquisador nas áreas de Educação e Tecnologia. Recentemente ele tomou posse do cargo de professor EBTT do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.
 
Luciana Paula de Assis é Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, graduada em Química Tecnológica pela UFMG, habilitada em Licenciatura em Química. Ela é professora de Química e de Pedagogia da Educação Básica. É também professora e coordenadora voluntária do Consciência Barreiro, cursinho voltado para a educação popular e preparo para o Enem.
 
Sobre o livro: Os autores reúnem um amplo conjunto de analogias e outros tipos de comparações analisadas ao longo de quase 10 anos de pesquisas sobre essa temática no âmbito da Educação em Ciências, sob a perspectiva da Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner. Essas comparações podem ser empregadas na abordagem de diversos tópicos de conteúdo da Química: modelos atômicos, estrutura atômica, grandezas químicas, estequiometria, cinética química, equilíbrio químico e estereoisomeria. O livro também traz dicas e sugestões para que os professores possam criar suas próprias analogias de acordo com as necessidades de seus alunos. Vale ressaltar que o livro não é um livro didático, mas sim uma ferramenta complementar para o ensino de Química, sendo uma obra de referência para professores, estudantes e pesquisadores interessados em aprimorar o ensino de Química por meio do uso de analogias.
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 22:03
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10