Banca de DEFESA: RAFAELA FERNANDA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA FERNANDA PINTO
DATA : 28/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 117 do prédio 20 no Campus Nova Gameleira
TÍTULO:

ATITUDES DOS ESTUDANTES PARA A QUÍMICA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA E COMPARADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO TÉCNICA


PALAVRAS-CHAVES:

Atitude, Química, ASCIv1, Educação Química.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

A atitude pode ser definida como uma tendência a responder favorável ou desfavoravelmente a uma entidade e desempenha um papel importante no alcance de metas escolares e nas escolhas profissionais dos estudantes, sobretudo em carreiras científico-tecnológicas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar as atitudes dos estudantes de nível médio para a Química com base na Psicologia das Atitudes de Eagly e Chaiken. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo-exploratório através de um levantamento de campo com estudantes de duas escolas públicas: uma de Ensino Básico e outra de Ensino Técnico. Em seguida, utilizou-se o Inventário de Atitude para Disciplina de Química (ASCIv1) traduzido para medir a atitude dessas populações para a Química. A validação fatorial do ASCIv1 demonstrou que sua estrutura se compôs, nesse estudo, por quatro fatores: (1) Interesse e Utilidade, (2) Acessibilidade Intelectual, (3) Ansiedade e (4) Satisfação Emocional. Ademais, os fatores extraídos são consistentes com as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da atitude defendidas por Eagly e Chaiken. De modo geral, as populações do Ensino Básico e do Ensino Técnico têm uma atitude favorável para a Química, sendo observado um efeito significativo da modalidade de ensino sobre esse perfil. Quanto à verificação do efeito da faixa etária, do nível de escolaridade e do gênero sobre as atitudes dos estudantes para a Química, não foram observados efeitos significativos. Conduzida em um contexto cultural e linguisticamente diferente, esta pesquisa fornece evidências de que o ASCIv1 pode ser utilizado na medição da atitude para a Química no contexto brasileiro. A possibilidade de medir as atitudes dos estudantes para essa disciplina escolar fornece uma lente adicional para a orientação de práticas de ensino e de aprendizagem significativas e modificações curriculares nos sistemas de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - TEREZINHA RIBEIRO ALVIM
Externa ao Programa - JANICE CARDOSO PEREIRA ROCHA
Externa à Instituição - ELIZABETH VIEIRA MAIA - UFMG
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 13:37
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