Banca de DEFESA: SIDNEY PIRES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIDNEY PIRES MARTINS
DATA : 11/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência| Conferencia Web RNP | https://conferenciaweb.rnp.br/sala/ailton-vitor-guimaraes/
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: um estudo com Coordenadores(as) de Cursos Técnicos Integrados do CEFET-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Tecnológica. Conhecimentos Tecnológicos. TDIC.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre o fenômeno Alfabetização Tecnológica (AT) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. A pesquisa foi realizada com coordenadores(as) dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), da Unidade de Belo Horizonte. O objetivo desta investigação é compreender a AT por meio dos processos formativos implementados pelos(as) professores(as) a partir das percepções dos(as) coordenadores(as) investigados. Compreender como tais indivíduos concebem o conceito de AT se faz necessário em uma sociedade que está cada vez mais conectada com as ferramentas digitais. Paralelamente, o uso crítico e reflexivo dessas ferramentas possibilitará o desenvolvimento de processos educativos efetivos que poderão auxiliar na discussão de diversas situações- problemas que emergem cotidianamente da sociedade. Desse modo, além de investigar as concepções de AT, serão discutidas as contribuições dos contextos profissionais para a consolidação dessa reflexão; as possíveis práticas pedagógicas que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e limites e potencialidades que possam existir no contexto investigativo para uma formação que abarque a inclusão das tecnologias nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica. O percurso metodológico será qualitativo, pois permite valorizar todas as vozes dos investigados. Como percurso analítico, usar-se-á a Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD permite desvelar novos fenômenos de pesquisa a partir de um processo de unitarização-categorização-descrição de metatextos sobre uma determinada temática investigativa. O processo de análise dos dados – denominado corpus – está permeado por contribuições fenomenológicas que podem propiciar o emergir de novos horizontes compreensivos sobre a questão de pesquisa. Assim, esse processo descritivo-interpretativo faz com que o pesquisador assuma a posição de tradutor-intérprete dos dados, de modo que possamos responder efetivamente uma determinada lacuna investigativa. O perfil dos entrevistados mostra que eles possuem grande experiência docente, todos possuem uma formação de pós-graduação e uma formação em áreas técnicas, o que demanda uma formação contínua na área pedagógica. Além disso, destaca-se que o cenário pandêmico influenciou a dinâmica do CEFET-MG, afetando o uso das tecnologias, apesar de uma certa resistência aparente ao uso de recursos tecnológicos. Por fim, o movimento descritivo do metatexto evidenciou que ser alfabetizado tecnologicamente deve: perpassar pelo uso das ferramentas digitais; interagir com as mídias sociais; ter conhecimentos teóricos e cultivar relações com a Ciência. Assim, há uma tentativa em construir aportes que permitam alfabetizar por meio das tecnologias os discentes da instituição. No entanto, os entrevistados demonstraram compreensão da temática, afirmando a necessidade de um programa de desenvolvomento profissional contínuo e aprofundado, o qual enfatize o debate crítico sobre tecnologias. Ainda, há um forte apelo à instrumentalização das tecnologias que precisa ser discutido, e os saberes teóricos – apesar de terem emergido da pesquisa – são praticamente inexistentes. Já em relação às conexões com a Ciência, a categoria aparece, mas não há menção de quais práticas pedagógicas são implementadas e que podem proporcionar uma conexão entre tecnologias e conhecimentos científicos. Nesse sentido, urge a necessidade de espaços de formação voltados para o uso das tecnologias a partir das demandas atuais e uma discussão que una teoria e prática na busca por compreender quais as contribuições na formação dos estudantes, em uma sociedade cada vez mais informatizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - AILTON VITOR GUIMARAES
Interno - IVO DE JESUS RAMOS
Externa à Instituição - RITA MÁRCIA ANDRADE VAZ DE MELLO - UFV
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 22:30
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