Banca de DEFESA: FERNANDA CORDEIRO LISBOA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA CORDEIRO LISBOA
DATA : 10/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Nova Gameleira
TÍTULO:

TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:vivências de professoras da Educação Básica da Região Metropolitana de Belo Horizonte 


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho docente. Ensino remoto emergencial.Home office. Divisão sexual do trabalho


PÁGINAS: 132
RESUMO:

 

Durante a pandemia de covid-19, diversas mudanças fizeram-se necessárias no mundo do trabalho, sobretudo no que diz respeito às modalidades e espaços de sua realização. Devido à necessidade do isolamento social, a fim de minimizar a proliferação do vírus e a consequente contaminação da população em massa, foiimplementado o trabalho remoto realizado em casa, mediado por tecnologias digitaiso chamado homeoffice em diversas áreas profissionais. Dessa forma, o espaço público e externo, no qual se dá o trabalho produtivo e assalariado, migrou para o espaço privado, no qual se realiza um trabalho não remunerado e dedicado à reprodução das condições de existência, o trabalho doméstico. Dois ambientes distintos, nos quais a divisão sexual do trabalho e as relações sociais de sexo/gênero se desenvolvem, foram transformados em um só. Especificamente no trabalho docente na Educação Básica, em que pese sua já propalada precarização, desvalorização e feminização, a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) resultou numa sobrecarga para a mulher professora-mãe-esposa-dona de casa coma realização de uma prática educativa a distância, mediada por tecnologias digitais pouco usuais nas escolas públicas, bem como o entrelaçamento imprevisto dos seus espaços de trabalho público e doméstico. Desvelar como esse momento foi vivenciado pelas professoras, seus impactos, desafios e dificuldades, estratégias de resistência e de enfrentamento, diante do trabalho múltiplo e simultâneo, da inusitada transformação de seus espaços público e privado em um só e, da necessidade compulsória de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo educativo, é o que se pretende nesta pesquisa. Busca-seaqui a compreensão e um repensar da formação e do trabalho docente frente a situações imprevistas, à utilização compulsória e não planejada de tecnologias digitais como ferramentas para o ensino-aprendizagem e à divisão sexual do trabalho doméstico das docentes. A pesquisa teórico-empírica teve uma abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram professoras da Educação Básica que atuam nos Ciclos I e II, da Rede Pública Municipal de Educação de Belo Horizonte, entrevistadas presencialmente com a orientação de  um roteiro semiestruturado. Posteriormente, trechos dos discursos das entrevistadaforamselecionados e analisados à luz das teorias sobre Formação e Trabalho Docente e da Divisão Sexual do Trabalho. Evidenciou-se, com base nos  relatos dessas experiências, que o município não deu às professoras condições ideais para a realização da docência a distância, tais como subsídios financeiros para a aquisição de aparatos tecnológicos bem como treinamentos adequados para a utilização de mídias digitais. Os impactos na saúde das professoras também foram sentidos de maneira contundente, com crises de estresse e ansiedade, em razão das pressões experenciadas nesse período o qual causou grande impacto na prática educativa das professoras durante a pandemia.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Externa à Instituição - Sabrina Fernandes Pereira Lopes - UFJF
Externa à Instituição - Mislene Aparecida Gonçalves Rosa - UFMG
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 19:49
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