Banca de DEFESA: CLAUDIA HELENA DA GLÓRIA SILVA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA HELENA DA GLÓRIA SILVA MENDES
DATA : 12/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

PROCESSOS E DISCURSOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS: da torre ao chão, giram os discursos.


PALAVRAS-CHAVES:

Política Pública da Educação Especial; TDAH; Análise do Discurso; Psicanálise; Cartografia.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

A emergência desta pesquisa está no impasse de uma experiência profissional, envolvendo a expansão do número de estudantes diagnosticados ou nomeados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas escolas estaduais mineiras, o que nos fez interrogar sobre as condições de produção desse sujeito TDAH, representativo de outros que igualmente não são considerados como pessoas com deficiências, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), mas que estão fortemente presentes nas narrativas e demandas de pais e da comunidade escolar, para incluí-los, a qualquer custo, como público alvo do Serviço de Apoio à Educação Especial (SAEE) oferecido pela SEEMG. A partir desta e de muitas outras questões que tencionam o SAEE, surge a necessidade de buscar referências outras nos Núcleos de Atendimento da Educação Especial da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, aportando esta pesquisa na análise discursiva de documentos oficiais da Política Pública Educacional de Educação Especial mineira - que consubstanciam e organizam o funcionamento desses serviços e atendimentos - entrelaçados à vivência profissional no SAEE, problematizando as condições de produção dos enunciados normativos e buscando rastrear os efeitos de sentidos que deles emergem no que tange aos profissionais e ao sujeito estudante com impasses ou entraves subjetivos, como, por exemplo, e ainda que indiretamente, o nomeado com TDAH, com atenção às relações entre as estruturas linguísticas e discursivas e a racionalidade neoliberal do modelo de gestão educacional da contemporaneidade e o tipo de sujeito que esta pretende produzir. Esta pesquisa está apoiada teórico-metodologicamente nas interfaces entre Análise do Discurso, especificamente da corrente francesa, a Teoria dos Quatro Discursos da Psicanálise Lacaniana, a cartografia e a pesquisa documental, seguindo uma perspectiva arqueogenealógica. Esta investigação está localizada na Linha de Pesquisa que abrange estudos e pesquisas sobre processos formativos nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas quais se localiza, por seu turno, o Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPI), cujas normativas de organização e funcionamento foram estudadas. Como resultados da pesquisa, destacamos como um dos efeitos de sentido produzidos no/pelo discurso da legislação, o apagamento do singular e do subjetivo, bem como do termo cooperação nas proposições legais para o sujeito dito deficiente e, em contrapartida, a presença repetida dos termos competências e habilidades, alinhados com a racionalidade neoliberal; como efeito da crescente circulação do discurso universitário nas escolas, encontramos a multiplicação do número de casos de estudantes que respondem com posturas irrequietas, desatentas, indisciplinadas, podendo ser nomeados como TDAH; como efeitos de uma concepção biologizante do TDAH na Política Pública de Educação Especial da SEEMG, localizamos o aumento da solicitações de professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Interno - JOSE GERALDO PEDROSA
Externa ao Programa - NATALIA COSTA LEITE
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 10:41
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