Banca de DEFESA: ELIANE KELLI GAUDÊNCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE KELLI GAUDÊNCIO
DATA : 11/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Nova Gameleira
TÍTULO:

ALÉM DOS NÚMEROS: NARRATIVAS DE MULHERES PROFESSORAS PESQUISADORAS MATEMÁTICAS DA UFMG


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres na matemática. Divisão sexual do trabalho. Área de STEM.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

A presente dissertação problematizou a participação das professoras pesquisadoras/cientistas nas áreas matemáticas, ressaltando a divisão sexual do trabalho nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, respectivamente, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a invisibilidade histórica, os desafios e obstáculos enfrentados por elas, bem como suas estratégias de luta e resistência, em especial para alcançar ascensão profissional e posições de prestígio e poder no meio acadêmico. Indicadores sociais e pesquisas diversas evidenciaram ser a matemática, enquanto área de estudos e ensino, uma das que têm menor participação de mulheres, estudantes e docentes, reflexo de mecanismos de segregação que vão excluindo-as da carreira acadêmica em questão, contribuindo para a manutenção das relações sociais de sexo/gênero a partir da permanente divisão sexual do trabalho nessa área. Assim, esta pesquisa objetivou desvelar e trazer ao debate acadêmico o fenômeno da participação feminina na carreira cientifica matemática, a fim de contribuir para a compreensão da divisão sexual do trabalho nas áreas de STEM, tema ainda pouco prestigiado nas pesquisas da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, buscou-se contextualizar historicamente o androcentrismo da área, apreender a construção das carreiras das professoras pesquisadoras/cientistas, por meio de sua formação e trajetória profissional, e analisar os mecanismos sexistas existentes, bem como suas estratégias de enfrentamento e resistência. Com efeito, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo lócus empírico escolhido foi o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais e os sujeitos, três professoras pesquisadoras/cientistas lotadas no referido setor. Os procedimentos metodológicos para a produção dos dados foram: (i) revisão bibliográfica sobre as temáticas e os indicadores relevantes para a aproximação do objeto de estudo proposto, (ii) levantamento documental de registros do setor e (iii) entrevistas semiestruturadas que, conjuntamente foram analisados à luz da teoria da divisão sexual do trabalho, oriunda da Sociologia do Trabalho de origem francesa, cujas bases estão ancoradas na teoria do feminismo materialista francês (FMF). Os resultados obtidos ao longo desta dissertação apontam para a permanência de mecanismos sexistas explícitos e implícitos, que se mostram como um dos principais fatores responsáveis por perpetuar a sub-representação feminina na carreira científica matemática. No entanto, vale ressaltar que as mulheres inseridas nesse cenário desigual, enfrentam e resistem cotidianamente a essa complexa trama social, mobilizando variadas estratégias de luta individual e coletiva, avançando assim em prol de “lutar por políticas de diminuição de danos”. Diante disso, espera-se contribuir para gerar reflexões acerca do fenômeno estudado, ainda que evidenciando o fato de a igualdade de gênero no meio matemático,

historicamente masculino, ainda estará longe de ser alcançada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Externa ao Programa - JEANNE CARMO AMARAL
Externa à Instituição - KELLY BEATRIZ VIEIRA TORRES - UFSJ
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 10:42
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