Banca de DEFESA: JERUSA CAMPELO DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JERUSA CAMPELO DE FREITAS
DATA : 11/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CONTAGEM/MG: uma análise da Heterogeneidade Discursiva, do/no e sobre o documento orientador Trilha do Saber


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Integral; Transdisciplinaridade; Complexidade; Heterogeneidade Discursiva


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta dissertação de Mestrado busca compreender como a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Contagem/MG aborda e propõe o conceito de Educação Integral de seus sujeitos educandos para os profissionais docentes desta rede, especificamente desde o início da pandemia da Covid-19, por meio da proposta educacional Trilha do Saber. A escolha deste tema surgiu da necessidade de responder ao questionamento que nos intrigava; como é proposto e abordado o conceito de Educação Integral? Assim, propusemos esta análise, a partir do documento Trilha do Saber, visto que este, elaborado no período pandêmico, continua sendo a maior referência da política educacional no município. Por meio da Análise do Discurso de vertente Franco-brasileira, e os construtos de Jacqueline Authier-Revuz almejamos compreender os efeitos de sentido e as Formações Discursivas (FD), a presença da Heterogeneidade Mostrada e Constitutiva, e as ideologias que atravessam a política educacional do Município de Contagem/MG, observando o Interdiscurso e a Memória Discursiva (MD) que emergem do/no e sobre o corpora discursivo em dois movimentos analíticos. No primeiro movimento, baseado na entrevista de apresentação sobre o Trilha do Saber, o corpus foi inteiramente transcrito e foram quantificados os usos dos pronomes pessoais “eu”, “nós”, “a gente” durante a entrevista. Em seguida, foram selecionados alguns Recortes Discursivos (RD) que continham essa classe gramatical, para que analisássemos a Heterogeneidade Discursiva presente no discurso. Assim, percebemos que as escolhas realizadas pelo enunciador; na reiteração dos pronomes, ou na tomada (in) consciente de suas palavras, evidenciam que seu discurso pode aspirar a uma representação mais abrangente, mas, preferencialmente, representa a ideologia à qual ele se filia podendo, assim, reverberar na construção de sentidos da política educacional do município. No segundo, por meio da materialidade linguística encontrada, selecionamos vários RD do/no Trilha do Saber. Assim, percebemos as diversas vozes e perspectivas ideológicas envolvidas em seu discurso, que contribuem para a construção de um panorama educacional multifacetado, com elementos que não convergem teoricamente e/ou mesmo a ausência de embasamento teórico destes. De modo elementar, a Educação Integral do município de Contagem/MG é almejada e orientada totalmente, a partir de princípios Transdisciplinares e não Interdisciplinares como é indicado no documento. O documento Trilha do Saber apresenta um caminho metodológico, centrado no preceito de Educação Integral, ou seja, uma Educação que integre. Contudo, parte desta integração encontra-se centrada apenas no sujeito educando e na Educação, sem considerar o importante papel do educador nesse processo. Acreditamos que se faz necessário ampliar esse diálogo, para um discurso de três vertentes, que são indissociáveis na proposta Holística e integrada: a Educação, o educador e o sujeito educando. Portanto, consideramos a necessidade de um olhar crítico e reflexivo sobre as implicações da perspectiva trazida do/no e sobre o Trilha do Saber no fazer docente promovendo, assim, uma perspectiva mais alinhada às demandas educativas em Contagem/MG.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externo ao Programa - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Externa à Instituição - VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO BARTHO - IFSP
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 10:42
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9