Banca de DEFESA: CAMILA CRISTINA DAMASCENO BARBOSA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA CRISTINA DAMASCENO BARBOSA CARNEIRO
DATA : 26/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:WC_mlFYyqHdyM0XiU1UksiiuDnugjTbWRF1KTPnZcn81@thread.tac
TÍTULO:

ATUAÇÃO E IDEIAS DO ENGENHEIRO ÍTALO BOLOGNA SOBRE O ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1930 A 1950


PALAVRAS-CHAVES:

Bologna; Ensino Industrial; Educação Profissional; Intelectuais.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta  dissertação se encontra no âmbito de pesquisas referentes à história de intelectuais que foram protagonistas na constituição e instituição do ensino industrial no  Brasil dos anos 1930, 40 e 50. Mais especificamente, a pesquisa é sobre a atuação e as ideias de Ítalo Bologna sobre o ensino industrial, num contexto em que o Brasil experimentava um processo de industrialização, crescimento urbano e consequente massificação da educação profissional. Ítalo Bologna circulou suas ideias por meio de pronunciamentos em seminários, livros e relatórios, atuou em cargos de relevância em importantes instituições, como o SESP, CFESP, IDORT, CBAI e o SENAI, e possui trabalhos relacionados à psicologia do trabalho, formação docente, orientação educacional e à educação profissional. O objetivo da pesquisa foi compreender as ideias de Bologna, bem como situar sua atuação e ocupação de cargos público, em entidades civis, em comissões, e em movimentos e suas redes de contatos. Para tanto a pesquisa teve ancoragem nas noções de intelectual, a partir, principalmente, dos estudos realizados por Jean-François Sirinelli. Ítalo Bologna parece nunca ter sido o foco de alguma pesquisa específica sobre seu envolvimento na Educação Profissional, entretanto, outros engenheiros-educadores envolvidos com essas questões da época já foram estudados, e nesses estudos existem referências ao mesmo, assim essas referências nos permitem identificar uma rede e lugares de sociabilidade, um repertório de temas e problemas que o envolvia bem como desenvolver esta pesquisa. A pesquisa valeu-se, portanto, de fontes bibliográficas e fontes primárias. As fontes primárias foram constituídas por textos escritos e publicados por Bologna em diferentes épocas, mas sempre lidando com questões do tempo delimitado na pesquisa.  Os resultados obtidos foram os esclarecimentos de questões como, qual foi a atuação de Ítalo Bologna no Ensino Industrial, quais cargos ocupou, quais foram as questões abordadas acerca do ensino industrial no período delimitado, e quais eram finalidades pensadas por ele, contribuindo assim para a construção e enriquecimento da história dos intelectuais e da Educação Profissional no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE GERALDO PEDROSA
Externo ao Programa - FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
Externa à Instituição - OLIVIA DE MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 10:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8