O ENSINO DO DESENHO NA ESCRITA DO MÉDICO ABÍLIO CÉSAR BORGES
Educação profissional; ensino de desenho; Abílio Cesar Borges; geometria prática popular.
Nesta dissertação, temos como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que analisou os discursos de Abílio Cesar Borges sobre o ensino do desenho para a educação profissional, bem como para a educação em sentido amplo, presentes na obra Geometria prática popular e desenho linear, publicada em 1878. A abordagem contemplou a noção de intelectual delineada por Sirinelli (2003) e Gomes e Hansen (2016), apresentando a trajetória de Borges, as redes de sociabilidade e pertencimento à elite intelectual imperial, fatores que influenciaram sua atuação e seus discursos. Além disso, examinou-se o contexto do ensino de desenho naquele período, suas dualidades e relações com o ideário de progresso industrial. A sustentação metodológica se deu por meio da categoria de análise do discurso político de Charaudeau (2018), Orlandi (2009) e Brandão (2004). Como corpus analítico, utilizamos o prólogo do livro Geometria prática popular e desenho linear (BORGES, 1878), buscando desvelar as estratégias discursivas e o contexto sócio-histórico e ideológicos do autor. O discurso analisado no prólogo nos revelou um verdadeiro manifesto, apontando o ensino do desenho como um elemento subjacente para formar profissionais ao longo do século XIX.