Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO SUMAN SILVA ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO SUMAN SILVA ASSIS
DATA : 10/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PRESENCIAL - SALA 100 CAMPUS NOVA GAMELEIRA
TÍTULO:

SIMULAÇÃO NUMÉRICA 1D DO DESEMPENHO DE UM MOTOR MONOCILINDRO COM RAZÃO VOLUMÉTRICA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL OPERANDO COM E94


PALAVRAS-CHAVES:

Biocombustível, Etanol, Motor de combustão Interna, GT-Power, Razão Volumétrica de Compressão


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) o setor de transporte é o segundo maior gerador de gases intensificadores do efeito estufa. Por estas razões a busca por soluções ambientalmente sustentáveis para o setor de transporte faz-se necessária. A eletrificação da frota apontada por muitos como a solução para este desafio ambiental não é tão promissora quanto parece, uma vez que 65% da energia elétrica gerada no mundo é oriunda de fonte fóssil. Projeções estatísticas apontam que pelo menos 73% da frota de veículos leves em 2050 no mundo serão equipados com motores de combustão interna. Neste contexto o desenvolvimento de motores com elevada eficiência de conversão de combustível movido a biocombustíveis é de suma importância. A enorme capacidade do Brasil em produzir etanol, associado as suas propriedades físico-químicas que fazem deste combustível uma excelente opção para alimentação dos motores SI e a disponibilidade de uma rede de distribuição deste combustível em todo território nacional fazem dele alternativa a mais interessante para o Brasil. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de redução de consumo específico de combustível através da determinação da melhor razão volumétrica de compressão (rc) para um motor movido exclusivamente a etanol. Para este fim um modelo numérico 1D usando o código do GT-Power foi desenvolvido, para um motor monocilíndrico de pesquisa experimental da AVL modelo 5496. A partir de dados experimentais este modelo foi calibrado e validado para 3000 e 4500 RPM na condição de WOT, razão volumétrica de compressão de 11,5:1 operando com etanol hidratado E94. Uma boa concordância entre os resultados numéricos e experimentais para a curva de pressão dos gases no cilindro, potência, e consumo específico de combustível foi obtida com erro máximo de 7,26%, 5,75% e 6,11% respectivamente. Para próxima fase do trabalho outras condições operacionais e razões volumétricas de compressão serão simuladas e determinada a melhor rc.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - FERNANDO ANTONIO RODRIGUES FILHO
Externo à Instituição - JOSE GUILHERME COELHO BAETA - UFMG
Externo ao Programa - MARCIO EXPEDITO GUZZO
Interno - THIAGO AUGUSTO ARAUJO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2021 14:19
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