Dúvidas Frequentes (FAQ)

1) Quanto custa o curso de Mestrado em Engenharia Mecânica do CEFET-MG?

O Mestrado em Engenharia Mecânica no CEFET-MG é totalmente gratuito. Você só precisa pagar a taxa de inscrição (R$ 30,00) do processo seletivo e obter a aprovação no processo seletivo para ingressar no mestrado.

 

2) Quando ocorre o processo seletivo?

O processo seletivo para o mestrado geralmente acontece 2 vezes ao ano, no início de cada semestre. Existem duas modalidades de processo seletivo: o para alunos regulares e para alunos especiais (que farão apenas disciplinas isoladas).


3) Como fazer a inscrição nos processos seletivos?

Cada processo seletivo é regido por um edital, que é publicado neste site, na aba “Processos Seletivos” e nas "Notícias". Ao ler o edital, você pode obter todas as informações necessárias para sua participação no processo seletivo. Caso não haja editais em aberto, e o interessado ou interessada deseje consultar os editais de processos anteriores, ele pode encontrá-los neste site em "Mais Notícias".

 

4) Quantas vagas são ofertadas no Mestrado em Engenharia Mecânica (PPGEM) do CEFET-MG?

O número de vagas é definido no edital de cada processo. Para o primeiro semestre de 2024, serão ofertadas 25 (vinte e cinco) vagas para alunos regulares. Destas, 9 serão reservadas à ações afirmativas e 16 à ampla concorrência.

 

5) Nunca fui aluno do CEFET-MG e não conheço nenhum dos professores do Mestrado. Tenho chances de entrar como aluno regular?

A avaliação dos candidatos durante o processo seletivo não depende de vínculo com a instituição e/ou com os professores do curso. Ex-alunos do CEFET-MG não têm nenhum tipo de favorecimento em relação aos alunos de outras instituições. 

 

6) As aulas ocorrem em que horário?

O Mestrado é um curso diurno, mas existem algumas disciplinas do módulo optativo que são ofertadas à noite.

 

7) Onde ocorrem em que local?

As aulas ocorrem no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica (Sala 100) e nos laboratórios adjacentes à sala, no Campus II do CEFET-MG (Nova Gameleira), localizado na Avenida Amazonas, nº 7675, em Belo Horizonte-MG.

 

8) Os alunos do PPGEM recebem bolsa?

A aprovação no processo seletivo não garante ao aluno a bolsa de imediato, mas alguns dos nossos alunos são contemplados com bolsa de mestrado, conforme elas vão ficando disponíveis.

 

9) Como faço pra receber a Bolsa de Mestrado?

Para as bolsas de mestrado, existe um processo de seleção específico que é aberto assim que alguma bolsa fica disponível. O valor das bolsas atualmente é de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) e a bolsa exige dedicação exclusiva ao programa, sem vínculo empregatício. Em caso de dúvidas, procure a Secretaria do Programa.

 

10) Como faço para ter acesso ao campus, com ou sem veículo?

A única coisa que você precisa para acessar o campus, com ou sem um veículo, é a carteira de identificação do curso. Para fazer a emissão da carteira, basta ir até a Sala 203 do Prédio 20 (primeiro prédio à esquerda da entrada) e trazer documento de identidade.

 

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9