Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) está vinculado à grande área de Letras, Linguística e Artes, e tem nota 05 na avaliação de cursos da CAPES. Buscando uma nova perspectiva nesse campo, a área de concentração é Tecnologias e Processos Discursivos, e o programa enfatiza a formação de pesquisadores afinados com a atual conjuntura dos estudos de linguagem e com a demanda por profissionais capazes de lidar com linguagens diferenciadas, nos processos discursivos que envolvem as relações culturais e sociais. Dois cursos são ofertados: Mestrado e Doutorado.

 

O Programa visa a aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre tecnologia, linguagem e discurso, associando as diversas práticas e produtos do homem às realizações de produção discursiva.

 

Sob uma perspectiva intersemiótica e interdiscursiva, os estudos de linguagens possibilitam uma abordagem comparada de textos verbais e não-verbais oriundos dos vários campos da cultura, de diferentes campos do saber. Destaca-se a relevância dos papeis da tecnologia na sociedade contemporânea e a utilização da linguagem atrelada a esses papeis em vários contextos de atuação humana: literatura, comunicação, educação, edição, e outros.

 

É importante salientar que o Posling tem se constituído como um espaço de discussão realmente interdisciplinar, sem perder o foco nos estudos das linguagens. Conceitos e técnicas emprestados, traduzidos ou adaptados de várias áreas, a formação de grupos de formação não-homogênea e a maneira integradora como vimos dialogando com esses elementos nos ajudam a constituir um espaço de pesquisa e discussão em Linguagens, conferindo-lhe o caráter de interdisciplinar e aberto.

 

 

A área de concentração, por sua vez, é composta por quatro linhas de pesquisa.

 

Linha I - Literatura, Cultura e Tecnologia: Estudo do literário e do artístico moderno e contemporâneo e da crítica correlata. Análise das relações histórico-culturais inerentes ao campo artístico e literário. Reflexão sobre o processo de construção de saber filosófico e tecnológico na dimensão da cultura. Estudo das relações entre literatura, arte e tecnologia.

 

Linha II - Discurso, Mídia e Tecnologia: Análise dos mecanismos de geração de sentido nas interfaces das diferentes linguagens e suas respectivas constituições em diversos gêneros e suportes. Reflexão sobre o papel da mídia e estudo dos dispositivos e dos textos midiáticos. Análise da interferência de tecnologias na produção e recepção discursiva.

 

Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia: Estudos das modalidades de ensino e de aprendizagem de língua e de literatura com fundamentação nas diferentes teorias da linguagem. Reflexão sobre o papel de materiais didáticos e de tecnologias da informação e comunicação no ensinar e no aprender línguas e literaturas.

 

Linha IV - Edição, Linguagem e Tecnologia: Processos de criação e de edição em imagem, som e palavra. Estudo das relações entre linguagens, processos de criação, edição e convergência de mídias. Aspectos históricos, sociais, educacionais e tecnológicos da invenção e da edição. Editoração, design, programação visual. Produção artístico-literária. Produção didática. Redes e cadeias produtivas: autoria, circulação e recepção. Políticas de formação de profissionais em edição.

 

 

CONTATOS


 

Telefone - (31)3319-7139


E-mail oficial do setor - posling@cefetmg.br

 

Coordenador - Luiz Antônio Ribeiro (laribeiro@cefetmg.br)

 

Coordenador Adjunto - Renato Caixeta da Silva (rencaixe@cefetmg.br)

 

Secretária - Karen Antonieta Gomes Xavier (karen@cefetmg.br)

 


Endereço Alternativo


SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9