Banca de DEFESA: CAROLINE HOFFMANN BRITTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE HOFFMANN BRITTO
DATA : 16/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET-Mg / campus I-BH / Av. Amazonas, 5253 - Nova Suíça, BH/MG
TÍTULO:

Olhar discente sobre letramento digital e integração de TDICs de professores e gestores do ensino superior.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Letramento digital; mediação de processos educativos pelas TDIC; prática docente;


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O letramento não pode ser considerado um processo único e nem a mera aquisição de habilidades de leitura e escrita. Abordagens modernas ampliaram o entendimento de letramento para uma construção social. Em contextos em que gestores e professores são digitalmente letrados, pressupomos que haja uma potencialidade latente para que o processo educativo seja orientado pelos efeitos da revolução digital e para formação discente com perfil adequado à Sociedade da Informação. Percebe-se, entretanto, que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação ainda são negligenciadas nas práticas pedagógicas. Promover o(s) letramento(s), o letramento digital em específico, significa empoderar o indivíduo de modo a ampliar suas possibilidades de interação social, de participação ativa na sua própria formação e independência intelectual, como também, em uma melhor formação do aluno para o mercado de trabalho competitivo. Com o intuito de construir um panorama da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação para mediar as práticas educativas, delimitou-se os cursos de Administração e Psicologia de uma instituição privada de ensino superior, onde realizei um estudo de caso, utilizei de uma pesquisa documental, com análise do PDI, e da pesquisa de campo com entrevista aos gestores dos cursos e ao diretor geral. Realizei também uma pesquisa aos alunos, por meio de um formulário Google, para compreendermos como os alunos de graduação em Administração e em psicologia percebem a relevância das TDIC em sua formação acadêmica e na futura atuação no mercado de trabalho, assim como a envolvimento dos professores para promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos graduandos para a era das tecnologias digitais. A partir dos dados coletados por meio desses  instrumentos, observei quais as ações presentes na administração dessa instituição sãopautadas por uma compreensão do conceito de letramento digital e pelos níveis de letramento digital dos gestores e professores, assim como a compreensão dos investigados sobre as demandas sociais pelas TDIC. Apliquei na análise dos dados uma abordagem qualitativa, a fim de obter uma visão crítica do cenário investigado e sugerir um Plano de Ação Educacional à IES na perspectiva de aprimorar a atuação dos gestores e professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interna - MARTA PASSOS PINHEIRO
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externa ao Programa - LUCIANA APARECIDA SILVA DE AZEREDO
Notícia cadastrada em: 09/12/2019 17:39
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