Rede Wi-Fi do CEFET-MG

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens informa o passo a passo para a utilização do Wi-Fi nas dependências do CEFET-MG:

 

1º Passo: Realizar o cadastro da Identificação Única

2º Passo: Se conectar a uma das redes disponiveis.

 

O CEFET-MG disponibiliza 4 (quatro) redes sem fio, para as seguintes finalidades:

 

cefetmg: destinada a técnicos administrativos e professores;
cefetmg_aluno: destinada a alunos;
cefetmg_visita: destinado a eventos, e usuários visitantes que não possuem vínculo com o CEFET-MG ou não são de instituições usuárias da eduroam;
eduroam (education roaming): destinada a comunidade internacional de educação e pesquisa.


Perguntas Frequentes sobre a rede de Wi-Fi:

 

1. Qual conta institucional (usuário e a senha) devo utilizar para conectar à rede sem fio do CEFET-MG?

 

As credenciais de acesso para utilização das redes sem fio podem ser diferentes para cada tipo de rede. Veja abaixo os detalhes:

 

cefetmg: identificação única (IU), usuário no formato CPF (números contínuos sem pontos ou traço);
cefetmg_aluno: identificação única (IU), usuário no formato CPF (números contínuos sem pontos ou traço);
cefetmg_visita: a autenticação se dá por ticket, com data de validade, disponibilizado a partir de abertura de chamado na Central de Serviços de TI, através da opção Requisição >> Rede de dados >> Habilitar uso temporário de rede WiFi para visitante.
eduroam: Servidores e alunos do CEFET-MG poderão acessar a rede “eduroam” em qualquer outra instituição usuária (nacional ou internacional). Da mesma forma, alunos e professores dessas instituições poderão utilizar automaticamente o wireless do CEFET-MG, conforme conta institucional da instituição de origem do usuário.


2. Preciso alterar ou recuperar minha senha. Como proceder?

 

Os recursos para alteração de recuperação de senha podem ser diferentes para cada tipo de rede. Veja abaixo os detalhes:

 

cefetmg: alteração e recuperação de senha pelo Sistema de Identificação Única (IU);
cefetmg_aluno: alteração e recuperação de senha pelo Sistema de Identificação Única (IU);
eduroam: sistema de alteração de recuperação de senha disponibilizado pela instituição de origem do usuário. Para os usuários do CEFET_MG, alteração e recuperação de senha pelo Sistema de Identificação Única (IU).


3. Já possuo o usuário e senha, como configurar meu dispositivo móvel?

 

cefetmg, cefetmg_aluno e eduroam – a configuração básica para essas redes são:


Tipo: WPA2-ENTERPRISE
Método EAP: PEAP
Autenticação da Fase 2 (ou interna): MSCHAPv2
Certificado: Não validar
Identidade: usuário, conforme item 2
Identidade anônima: vazio
Senha: senha do usuário


ATENÇÃO: as telas e termos podem variar dependendo do sistema do dispositivo móvel. Consulte o manual da rede sem fio para mais detalhes.

 

cefetmg_visita – o acesso inicial se dá por uma rede aberta, não exigindo configuração. Após a conexão, será necessário inserir o ticket na página de autenticação que se abrirá.


4. Estou tendo problemas no meu acesso à rede sem fio. O que posso fazer?

 

Verifique se sua conta está funcionando corretamente acessando o Sistema de Identificação Única (IU), para as redes cefetmg e cefetmg_aluno.


No caso da rede cefetmg_visita, verifique se está digitando o ticket corretamente e se a validade da sua autorização não expirou.
Se as credenciais estão acessando os sistemas normalmente e o problema é apenas na rede sem fio, verifique cuidadosamente as configurações da rede no seu dispositivo móvel.


Fonte das informações: Unidade Timóteo

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