A literatura para crianças e jovens sob o olhar do PNLD Literário
Literatura para crianças e jovens; PNLD Literário; campo editorial
Esta pesquisa busca compreender como o recente programa governamental de distribuição de acervos literários para as escolas públicas brasileiras – PNLD Literário – concebe a literatura para crianças e jovens. Para tanto, são analisados nos editais do PNLD Literário 2018 e 2020 as concepções de leitura literária, escolarização da literatura e livro, bem como os critérios de avaliação definidos pelo programa. A pesquisa parte do entendimento de que as políticas públicas de incentivo à leitura, por seu caráter legislador, poder de consagração e potencial econômico, exercem grande influência sobre o campo editorial brasileiro, sobretudo o segmento infantil e juvenil. Como fundamentação teórica, são utilizados os estudo sobre literatura e leitura literária de Lajolo e Zilberman (1984, 2017), Colomer (2010, 2017) e Candido (1972, 1995), assim como os estudos da área de edição – Roger Chartier (1996, 1999, 2002, 2014) e Pierre Bourdieu (1992, 1996, 2018).