POSLING NS

Banca de DEFESA: JUÇARA VALENTINO DA SILVA REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUÇARA VALENTINO DA SILVA REIS
DATA : 10/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

TRADUÇÃO E EDIÇÃO ARTES DO INVISÍVEL: Tradução hipoteticamenteeditada de Rosie Carpe, de Marie NDiaye


PALAVRAS-CHAVES:

Tradução literária; edição de literatura traduzida; paratextos editoriais; Marie NDiaye; Rosie Carpe; tradução material; enunciação editorial.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Partindo do conceito de Tradução Material, proposto pela pesquisadora Juliana Di Fiori Pondian(2020) e da Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu (1996), este trabalho propõe a tradução e uma edição hipotética do romance Rosie Carpe, da autora francesa Marie NDiaye. De acordo com Pondian, o processo editorial pode ser autoral, visível e investido designificado, fazendo parte da geração de sentido da obra final. Sendo assim, um projeto tradutório criativo e autoral pode contemplar todos os aspectos físicos, materiais, gráficos e organizacionais do livro em um processo de “transeditorialização”.Pensando a tradução como uma possibilidade de intercâmbio de capital simbólico entre diferentes culturas, buscamos analisar também o processo anterior à transposição de uma língua para outra: a escolha de autor(a) e obra a ser traduzida. Os prêmios literários ainda têm papel importante na consagração de um(a) autor(a) dentro do campo literário. Esse direcionamento nos levou a questionar sobre a representatividade de obras escritas por mulheres, em especial mulheres negras, nas premiações literárias francesas e, dentre essas obras, escolher para tradução uma que ainda fosse inédita no Brasil. Ao trazer mais uma obra de Marie NDiaye para o campo literário brasileiro, pretendemos contribuir para que obras produzidas por mulheres negras estejam cada dia mais presenteno meio literário, historicamente ocupado por homens brancos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA JULIANA GAMBOGI TEIXEIRA - UFMG
Interna - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO
Presidente - ANDREA SOARES SANTOS
Notícia cadastrada em: 03/09/2020 06:32
SIGAA | Secretaria de Governança da Informação - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5