Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MARA DE ALMEIDA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE MARA DE ALMEIDA ROCHA
DATA : 11/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Pela plataforma RNP
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos no cancioneiro feminino (1970-2015)


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres compositoras, discurso, imaginários sociodiscursivos, MPB.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Vários são os trabalhos que tratam sobre a representação da mulher na música popular brasileiros, quase sempre voltados para o estudo do papel social e ideológico da figura feminina em canções de autoria masculina. Poucos trabalhos se debruçam sobre as canções produzidas por compositoras. Por essa razão, procuramos aqui compreender como se articulam os imaginários sociodiscursivos nas representações discursivas femininas dentro do cancioneiro popular brasileiro de autoria de mulheres. Considerando inicialmente os estudos de Moscovici sobre representações sociais e seus desdobramentos na teoria semiolinguística de Charaudeau, mostraremos como o discurso das compositoras se organiza e quais os imaginários compartilhados ou rechaçados por elas. Em busca de possíveis interpretativos, a análise das condições de produção desse conjunto discursivo considerou as contribuições da teoria feminista na música, na historia das mulheres, bem como nos estudos de Stuart Hall sobre identidade, gênero e diferença cultural. Outros referenciais na crítica da música brasileira, especialmente sobre a condição da mulher no contexto musical completam a lista indispensável para a compreensão da música como um fenômeno sociocultural, é o caso de Tinhorão, Santa Cruz, Murguel, Pillar, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Externa à Instituição - MARIANA RAMALHO PROCÓPIO XAVIER - UFV
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 15:51
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6